Domingo, 06 de Outubro de 2024

Presidiários tentam fugir e causam motim na José de Deus Barros

Publicado em 21/06/2014
Por Marta Soares
9077cde880109ef2703a7ae6d199.jpg
9077cde880109ef2703a7ae6d199.jpg
Buraco feito pelos presos/Marta Soares


 

Por volta das 21h30min desta sexta-feira, dia 29, 12 detentos da Penitenciária José de Deus Barros lideraram uma tentativa de fuga que foi abortada pelo supervisor do presídio. De acordo com o diretor Sinval Hipólito, a fuga foi impedida porque durante a ronda noturna o supervisor ouviu passos e efetuou um disparo para o alto, assustando os presos, que retornaram para a cela.

Dois presos do Estado do Ceará, que estão cumprindo pena na penitenciária de Picos, José Jair Pinto e seu cunhado, Francisco Lucerdano de Freitas, foram sentenciados a 10 anos de prisão por tráfico de drogas e estão em Picos há cerca de 1 ano. Sinval disse ao Folha Atual que os dois presos tentam transferência para o Estado do Ceará, mas que o pedido é sempre negado pela justiça cearense.

“Eu soube do que estava acontecendo e vim imediatamente pra cá, solicitei o reforço da Força Tática da Polícia Militar e acionei a juíza Nilcemar Araújo, que também veio imediatamente para a penitenciária”, disse o diretor.

A tentativa de fuga envolveu os presos do pavilhão “D”, que fizeram um buraco na parede que dá acesso à laje. Com a fuga frustrada, os presos iniciaram um motim e inflamaram outros detentos do pavilhão “C”. As grades das celas foram danificadas e os presos atearam fogo nos colchões. Dois presos tiveram ferimentos leves, sendo um no nariz ao bater em uma das grades e outro ralou a perna. Ambos foram levados ao Hospital Regional Justino Luz para que os ferimentos fossem tratados.

Como punição, os presos dos pavilhões “C e D” estão impedidos de receber visitas neste final de semana e ainda de tomar banho de sol. As grades danificadas estão sendo reparadas nesta manhã e o buraco foi fechado. Familiares estão na porta do presídio tentando obter informações sobre o ocorrido.

 

Comentários