Após seis anos de trabalho no destacamento do Corpo de Bombeiros de Picos, como 1º Tenente, Ana Cléia Diniz dos Santos, 36 anos, será promovida a Capitã no próximo dia 21 em Teresina.
Ana Cléia Diniz ingressou na carreira militar em 1994 e em 2002 passou a fazer parte do Corpo de Bombeiros após o Curso de Formação de Oficiais na Academia de Bombeiros Militar do Distrito Federal (de 2002 a 2005).
Questionada sobre como é ser a única mulher da corporação e ainda comandar os 23 homens que trabalham com ela, a Tenente diz que não encontrou dificuldade. “Eu sou muito respeitada. O regime militarista aqui é mínimo, o que importa é o respeito e a disciplina. Aqui eles me respeitam como mulher, esposa, mãe e principalmente como ser humano. É isso que eu passo pra quem trabalha comigo”.
A futura Capitã diz que esta promoção já era aguardada e será divulgada no dia 21 de dezembro. “Na verdade, a promoção está marcada para o dia 25 de dezembro, mas por ser uma data onde a grande parte do efetivo está em escala de serviço nas praias do Estado, além de ser feriado de Natal, o boletim será publicado antes, no dia 21.”
Segundo a tenente, haverá festa no dia 23 de dezembro no Clube dos Subtenentes e Sargentos em Teresina, mas afirma que passará a data em Picos, onde pretende comemorar trabalhando. “É uma grande benção de Deus. É a minha carreira. É a minha vida. É por isso que eu batalho e eu não me preocupo com festa, só de saber que Corpo de Bombeiros de Picos está crescendo, que a minha família tem saúde, só isso já é motivo para festa”, comemora.