Na manhã desta quinta-feira, 08 de maio, a cidade de Picos deu início a uma série de ações de conscientização com a realização de uma Blitz Educativa, na Praça Josino Ferreira. A mobilização faz parte da campanha nacional "Faça Bonito - Proteja nossas Crianças e Adolescentes", e visa alertar a população sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Organizada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, com apoio da Prefeitura de Picos, a iniciativa marca o começo de uma programação que se estenderá ao longo de todo o mês de maio.
Tradicionalmente, o dia 18 de maio é a data símbolo da luta nacional contra esses crimes, mas a proposta deste ano é ampliar as ações para fortalecer o alcance da campanha.
De acordo com Luzifrank Jr., secretário municipal do Trabalho e Assistência Social, a intenção é levar informação a um público ainda maior. “Este ano, pensamos em não focar apenas no 18 de maio, mas desenvolver ações durante todo o mês. Vamos conscientizar a população, levar essa mensagem ao maior número de pessoas possível e combater a exploração e o abuso de crianças e adolescentes”, destacou o secretário.
Além da Blitz Educativa, outras atividades já estão programadas. Na próxima terça-feira, 13 de maio, será realizado um grande diálogo reunindo mais de 300 profissionais das áreas de educação e saúde. E no dia 16 de maio, está prevista uma caminhada pelas principais ruas do centro de Picos, mobilizando a sociedade em defesa dos direitos da infância e da juventude.
Durante a campanha, a população também é incentivada a denunciar casos ou suspeitas de violência. “Conheceu algum caso, suspeitou de algum caso, disque 100 e denuncie”, reforçou Luzifrank Jr.
Veja fotos: