Quarta-Feira, 07 de Janeiro de 2026

Lula condena ataque dos EUA à Venezuela e pede reação da ONU

Publicado em 03/01/2026
Por Bismark Sousa
FA-IMG-0b1f8c11e0678428ca2d.jpg
FA-IMG-0b1f8c11e0678428ca2d.jpg
Presidente Lula/Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, se pronunciou nas redes sociais após os ataques militares realizados pelos Estados Unidos em território venezuelano e o anúncio da captura do presidente Nicolás Maduro. Em publicação oficial, Lula classificou a ação como uma grave violação do direito internacional e uma afronta à soberania da Venezuela.

“Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, afirmou o presidente brasileiro.

Lula destacou que ações militares unilaterais colocam em risco a estabilidade global e enfraquecem o multilateralismo. Segundo ele, atacar países em flagrante desrespeito às normas internacionais abre caminho para um cenário de violência, caos e instabilidade, no qual prevalece a lógica da força em detrimento do diálogo.

O presidente ressaltou ainda que a condenação ao uso da força é coerente com a postura histórica do Brasil em relação a conflitos internacionais recentes. Para Lula, a ofensiva contra a Venezuela remete aos “piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe” e ameaça a preservação da região como uma zona de paz.

Ao final do pronunciamento, Lula defendeu uma resposta firme da comunidade internacional. “A comunidade internacional, por meio da Organização das Nações Unidas, precisa responder de forma vigorosa a esse episódio. O Brasil condena essas ações e segue à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação”, concluiu.

A manifestação do presidente brasileiro amplia a repercussão diplomática do episódio e reforça a pressão por uma resposta internacional diante da escalada do conflito envolvendo Estados Unidos e Venezuela.

Comentários
Nenhum registro foi encontrado em nosso banco de dados!