O município de Dom Expedito Lopes marcou presença no 2º Ciclo de Formação Presencial do Selo UNICEF – Edição 2025-2028, realizado no último dia 12 de novembro, no Auditório da OAB, em Teresina (PI). O encontro reuniu representantes de diversos municípios piauienses comprometidos com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência.

Representando Dom Expedito Lopes, estiveram presentes o professor e Articulador do Selo UNICEF, Edson Carlos de Sousa Leal, o ex-prefeito Alecxo de Moura Belo e o nutricionista Eduardo Emanuel Sátiro Vieira.
O evento teve início às 8h30, com o credenciamento dos participantes e as boas-vindas, e se estendeu até às 15h30, abordando temas fundamentais como imunização, nutrição, saúde do adolescente e dimensão étnico-racial.

Durante a formação, os participantes puderam aprofundar conhecimentos e compartilhar experiências voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com foco na intersetorialidade das ações e na melhoria dos indicadores sociais que compõem a metodologia do Selo UNICEF.

O município de Dom Expedito Lopes é destaque no estado, tendo conquistado o Selo UNICEF por três edições consecutivas. Agora, a gestão municipal trabalha para alcançar o tetracampeonato, reafirmando seu compromisso com políticas públicas que impactam positivamente a vida da população infantojuvenil.

Segundo o articulador do Selo no município, Edson Carlos de Sousa Leal, o trabalho segue firme e articulado entre as diferentes áreas da gestão: “Devemos estar atentos para possíveis quedas nas coberturas vacinais e combater a circulação de fake news que geram medo e hesitação vacinal. Intensificaremos as ações de vacinação de alta qualidade, incluindo a busca ativa vacinal com estratégias intersetoriais, como a vacinação nas escolas e comunidades. Estaremos aprovando a lei municipal que estabelece o programa de vacinação nas escolas. É nosso ensejo também realizar a adesão à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e capacitar gestores, profissionais da APS e de TI em saúde digital por meio dos cursos da iniciativa Educa e-SUS APS”, destacou.
Com uma trajetória marcada pelo compromisso com o desenvolvimento social e a garantia de direitos, Dom Expedito Lopes segue mobilizado e determinado a fortalecer as ações que asseguram um futuro mais saudável, justo e inclusivo para suas crianças e adolescentes.
