Quinta-Feira, 13 de Novembro de 2025

Paulo Henrique Pinheiro é eleito o novo reitor da UESPI

Publicado em 13/11/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-0d807af088350fd9dffc.png
FA-IMG-0d807af088350fd9dffc.png
Paulo Henrique Pinheiro é eleito o novo reitor/Foto: Reprodução

O professor Paulo Henrique da Costa Pinheiro foi eleito, nesta quarta-feira (12), o novo reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) para o mandato entre 2026 e 2029. Paulo Henrique liderou a chapa “Viva a UESPI”, que tem como vice-reitora a professora Fábia de Kássia Mendes Viana Buenos Aires, e conquistou 67,71% dos votos válidos da comunidade acadêmica.

O processo eleitoral, realizado de forma on-line nesta quarta, contou com duas chapas concorrentes. A chapa 2, intitulada "UESPI a favor da gente", encabeçada pela professora Lucineide Barros, ficou em segundo lugar, com 32,29% dos votos. De acordo com a Comissão Eleitoral Central, responsável pela organização do pleito, o resultado preliminar foi divulgado conforme as normas estabelecidas pela Resolução CONSUN nº 002/2025, de 2 de setembro de 2025, ainda na noite desta quarta.

O relatório da votação também foi apresentado por segmento da comunidade universitária e será encaminhado para homologação. O resultado final da votação será submetido ao governador Rafael Fonteles (PT). Caberá ao chefe do executivo estadual oficializar a nomeação do novo reitor e nova vice-reitora por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Com a vitória, a chapa “Viva a UESPI” assume o compromisso de conduzir a universidade pelos próximos quatro anos, reforçando a proposta de fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão na instituição.

Quem é o novo reitor?

Formado em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Paulo Henrique possui mestrado e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Na UESPI, já ocupou cargos de destaque, como diretor do Centro de Ciências da Saúde, pró-reitor de Planejamento e Finanças, pró-reitor de Ensino de Graduação e também exerceu a função de superintendente da Secretaria de Educação do Piauí (Seduc).

Já Fábia Buenos Aires, vice-reitora eleita, é formada em Direito da Uespi. Porfessora concursada da instituição desde 2009, ela já assumiu o cargo de pró-reitora da instituição.

Fonte: Portal O Dia

Comentários