Quarta-Feira, 05 de Novembro de 2025

Picos ganha Serviço de Inspeção Municipal

Publicado em 05/11/2025
Por Karen Miranda
FA-IMG-53cb86c935369b88c6dd.png
FA-IMG-53cb86c935369b88c6dd.png
Representantes de diversas entidades reunidos/Fotos: Reprodução

Esta terça-feira, dia 04 de novembro de 2025, representa um marco histórico para a regulamentação e fortalecimento do comércio de produtos de origem animal e vegetal no âmbito da cidade de Picos.

Isso porque a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, lançou na data de hoje o Selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), instrumento que irá proporcionar segurança alimentar aos consumidores e estimular o empreendedorismo rural no município picoense.

O lançamento do Selo SIM reuniu representantes da Secretaria de Agricultura, da ADAPI (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí), da SADA (Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária), do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), da Vigilância Sanitária Municipal, do Procon Municipal, do Projeto Piauí Sustentável, além de produtores rurais, distribuidores de produtos de origem animal e vegetal e vereadores, que comemoraram a iniciativa da administração municipal.

Também como parte da implementação da inspeção municipal, a secretária de Agricultura, Fátima Sá, inaugurou a Sala do Selo SIM, que funcionará na sede da própria Secretaria Municipal de Agricultura, que fica localizada no Centro Administrativo, na Rua Moacir Luz, no Bairro Canto da Várzea.

Fátima Sá frisou que a partir do Selo SIM os pequenos agricultores e produtores locais poderão comercializar seus produtos legalmente dentro do município, ampliando as oportunidades de negócios e gerando mais renda para o setor agropecuário.

"Eles vão sair da clandestinidade e vão fornecer produtos de qualidade, supervisionados pela Vigilância Sanitária, pela Secretaria de Agricultura e esses produtos vão poder estar nas prateleiras de todos os supermercados de Picos e isso vai melhorar o comércio de Picos, pois os grandes supermercados, não vão mais precisar comprar produtos de origem animal e vegetal em outros Estados porque teremos esses produtos aqui”, destacou a secretária.

A Comissão do Serviço de Inspeção Municipal, responsável por atestar a qualidade dos produtos, será formada por cinco profissionais, sendo quatro Engenheiros Agrônomos e um Médico Veterinário.

"Os interessados podem vir até a Sala do Selo SIM e quem for da agricultura familiar a documentação necessária é o CAF [Cadastro Nacional da Agricultura Familiar], os documentos pessoais e um comprovante de residência e se for empresário traz o CJPJ”, explicou a gestora.

Fonte: ASCOM

Comentários