Sexta-Feira, 10 de Outubro de 2025

3º BEC realiza solenidade de entrega da Boina aos recrutas formados na companhia em Picos

Publicado em 10/10/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-1ca83842be74617b7454.jpg
FA-IMG-1ca83842be74617b7454.jpg
Entrega da Boina Verde-Oliva/Fotos: Bismark Sousa

O 3º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) – Batalhão Visconde da Parnaíba, sediado em Picos, realizou na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, no pátio Major Maynard, a formatura de entrega da boina verde-oliva aos soldados do Efetivo Variável do Grupamento Bravo 2025. A solenidade marcou a conclusão do período básico de formação dos recrutas, simbolizando sua transformação em soldados prontos para a vida militar.

Veja AQUI todas as imagens!

O evento teve início com a entrada do comandante do 3º BEC, tenente-coronel Antônio Aécio Silva Sousa, acompanhado do subtenente Hilton de Sousa Barbosa, adjunto de comando.

A cerimônia teve como ponto central a entrega da tradicional boina verde-oliva, símbolo da superação física e emocional do período de instrução, do compromisso com a Pátria e da prontidão para cumprir missões militares. A boina representa também a união e a identidade do soldado brasileiro.

Antes da entrega, os presentes entoaram a Canção do 3° BEC e ouviram a Oração do Combatente de Caatinga, proferida pelo cabo Rafael, em homenagem ao espírito do soldado sertanejo.

Como forma de reconhecimento ao mérito, o soldado Pedro Henrique Pereira da Silva, do 2º Pelotão, foi escolhido como Destaque do Grupamento Bravo 2025 por desempenho exemplar. Ele recebeu pessoalmente a boina das mãos do comandante do batalhão.

Em depoimento a nossa reportagem, o tenente-coronel Aécio parabenizou os novos soldados pela conquista, destacou o orgulho do Batalhão em recebê-los prontos para a missão e reforçou os valores de disciplina, coragem e camaradagem que norteiam a carreira militar.

Para encerrar a solenidade, a tropa do 3º BEC desfilou para o comandante e todas as autoridades presentes no evento, marchando ao som do Hino à Guararapes e da Canção Fibra de Herói, acompanhados pelo dobrado “Batista de Melo” executado pela banda de música do batalhão.

Comentários