Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2025

Marcolândia realiza 1ª Feira do Programa Mulheres do Campo em parceria com o Senar

Publicado em 04/10/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-5e98d008eed12c882608.jpg
FA-IMG-5e98d008eed12c882608.jpg
1ª Feira do Programa Mulheres do Campo/Fotos: Ascom

A Prefeitura de Marcolândia, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou nesta sexta-feira (03) a 1ª Feira do Programa Mulheres do Campo, na Praça da Igreja. O evento marca o encerramento de uma semana de capacitações oferecidas pelo Senar às mulheres do município, através do curso Mulheres em Campo, com carga horária de 40 horas.

Veja AQUI todas as imagens!

Durante a semana, as participantes aprenderam sobre empreendedorismo, autoestima, custo de produção e técnicas para aprimorar seus negócios e produtos. A feira foi o momento de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, apresentando ao público a diversidade de itens produzidos pelas mulheres marcolandenses.

A instrutora do Senar, Ducicleude Rego, destacou a importância do curso e da feira como resultado prático do aprendizado.

“Passamos essa semana aqui ministrando o curso Mulheres em Campo, que capacita as mulheres para desenvolverem um negócio próprio dentro da realidade delas. Após as 40 horas de curso, temos a feira, onde elas expõem os produtos que souberam produzir, precificar e comercializar. Não é fácil para essas mulheres, muitas donas de casa, dedicarem uma semana inteira ao treinamento, mas o resultado é esse: uma feira viva, que mostra a força e a determinação delas. Essa parceria entre Prefeitura, Secretaria da Mulher e Senar é fundamental para transformar realidades”, explicou.

A coordenadora do Senar no Sindicato Rural da zona de Fronteiras, Ananda Souza, ressaltou que o programa é um incentivo para que as mulheres do campo possam empreender e gerar renda.

'O programa Mulheres em Campo trabalha o empreendedorismo, a autoestima e o custo de produção, para que as mulheres possam empreender em suas comunidades e melhorar seus produtos. Aqui em Marcolândia iniciamos na segunda-feira e encerramos hoje com a feira, mostrando os resultados. O Senar é parceiro do homem e da mulher do campo, e está à disposição para levar mais cursos e conhecimento a todos os municípios do Piauí”, afirmou.

A feira trouxe uma diversidade de comidas e produtos como galinha caipira, ovos, castanhas, doces e artesanatos, evidenciando a força do trabalho das mulheres do campo e sua contribuição para a economia local.

Valéria uma das participantes avaliaram de forma positiva a experiência. A moradora de Marcolândia, Valéria, agradeceu pela oportunidade de aprendizado e destacou a relevância do curso.

“Agradeço ao prefeito Dr. Corinto Matos por ter nos dado essa oportunidade de apresentar nosso trabalho. Aprendi muito e hoje estamos mostrando o que fizemos. É um momento de orgulho e realização para todas nós”, disse.

Para a secretária da Mulher de Marcolândia, Ducicleia Reis, a iniciativa reforça o compromisso da gestão em apoiar o protagonismo feminino.

"É com grande alegria que estamos aqui na 1ª Feira Mulheres do Campo, um espaço que fortalece as mulheres marcolandenses. Com apoio da Prefeitura, da Secretaria da Mulher e do Senar, buscamos transformar vidas, ampliar negócios já existentes e impulsionar a participação das mulheres no mercado de trabalho”, destacou.

O evento contou ainda com a presença dos vereadores Marcos Josias, Birica e Jailson de João Simão, além dos secretários municipais Paulão (Administração), Lanja Nobre (Assistência Social), Fernanda Cícero (Agricultura e Abastecimento) e Ducicleia Silva (Mulher), bem como da articuladora do Selo Unicef, Ceiça Andrade, que prestigiaram e apoiaram a iniciativa.

A 1ª Feira Mulheres do Campo reafirma o compromisso da gestão do prefeito Dr. Corinto Matos em promover políticas públicas de valorização da mulher e fortalecimento da economia local através do empreendedorismo feminino.

Comentários