Ao amanhecer desta quinta-feira, 25 de setembro, o som dos sinos anunciou o início da 43ª Festa em honra a São Francisco de Assis, padroeiro do bairro Junco, zona leste da cidade de Picos. Este ano, o festejo tem como tema “São Francisco, Peregrino de Esperança, Caminho de Paz”, reunindo centenas de devotos em momentos de fé e tradição.
A programação de abertura começou às 4h30, com a Alvorada Festiva. Logo em seguida, a comunidade católica acompanhou a procissão com a imagem de São Francisco de Assis pelas principais ruas do bairro. O cortejo seguiu até a Igreja Matriz, onde foi realizado o hasteamento da bandeira, marcando oficialmente o início das celebrações.
Às 6h, foi celebrada a primeira missa dos festejos, presidida pelo pároco da paróquia, Pe. Feliciano dos Santos Dias, e concelebrada pelo vigário paroquial, Pe. Antônio Cândido (Pe. Cláudio). A celebração também foi transmitida pela Rádio Cultura FM.
Durante a homilia, Pe. Feliciano destacou a importância do festejo para a vida espiritual da comunidade:
"Esse é um período forte na vida da nossa igreja. São Francisco nos convoca a escutar o que Jesus tem a nos ensinar. Este tempo é de conversão e de encontro, não só para os moradores de Picos, mas também para fiéis de toda a macrorregião. A Festa de São Francisco de Picos tornou-se um momento de fé, uma grande romaria do povo de Deus", frisou o pároco.
À noite, os fiéis participaram da primeira novena/missa em honra a São Francisco de Assis, celebrada às 19h na Igreja Matriz do bairro Junco. A celebração foi presidida pelo Pe. Sérgio Leal, da paróquia de São João da Canabrava. Em sua reflexão, Pe. Sérgio destacou que o festejo é um verdadeiro itinerário espiritual, um momento de retiro dentro do ano litúrgico, que fortalece a fé e convida os devotos a seguirem o exemplo de vida e testemunho de São Francisco de Assis.
Pe. Sérgio Leal, falou da importância da celebração de São Francisco de Assis.
'Estamos iniciando o itinerário espiritual, o festejo é exatamente isto, um grande retiro espiritual encravado dentro do ano, a qual a cada período nós somos convidados em torno do altar do senhor nos alimentarmos da palavra e da eucaristia valorizando em nossas vidas o testemunho da vida de alguém que viveu antes de nós e deu testemunho de seguimento do Cristo, São Francisco de Assis em nosso casso padroeiro de nossa paróquia.
Encerrando o primeiro dia, os devotos se reuniram para a tradicional quermesse, marcada por convivência fraterna e partilha comunitária.