Em uma solenidade marcada pela presença de autoridades, empresários e investidores, foi lançado oficialmente nesta terça-feira, 23 de setembro, no Espaço Unique no Piauí Shopping Center, o Parque Empresarial de Picos, considerado um dos projetos mais estratégicos para o fortalecimento do desenvolvimento econômico da região.
A iniciativa é do Governo do Estado do Piauí, por meio da Investe Piauí e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE-PI), e prevê a criação de uma ampla estrutura voltada à atração de novos empreendimentos. O espaço terá 36 hectares de área comercializável, divididos em 37 lotes que variam entre 1.600m² e 39.700m², todos com infraestrutura completa para receber empresas de diferentes portes.
A previsão é que o Parque entre em operação em 2026. Sua localização ficará no até então Bairro Pantanal, onde já existe um aglomerado de indústrias que serão beneficiadas com a criação de um “Condomínio Empresarial”, voltado para estruturação, segurança em benefício da classe empresarial que já investia em Picos.
O município se consolida como um ponto estratégico de convergência de pessoas, mercadorias e serviços, favorecida por sua forte conexão rodoviária com as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país.
O polo terá foco no fortalecimento das cadeias produtivas do setor alimentício, com destaque para o mel, castanha e leite, além da construção civil, segmentos que já demonstram grande potencial no município e em toda a região do Vale do Guaribas.
Durante o lançamento, o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, ressaltou a importância da iniciativa para a economia local.
No evento de lançamento esteve presente também o diretor de atração de investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Ulysses Morais, que em depoimento a nossa reportagem relatou o potencial econômico de Picos.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Picos, Michelly Saunders, explicou os processos estabelecidos para aquisição dos lotes e empresas que poderão se beneficiar do Parque Industrial.
O presidente da Associação Comercial e Industrial da Grande Picos (ACINPI), Zé Maria, elogiou a iniciativa e ressaltou a geração de empregos para toda região.
Com a implantação do Parque, a expectativa é que Picos se torne ainda mais competitiva na atração de indústrias e empresas de diferentes áreas, fortalecendo sua vocação como polo de negócios e serviços do Piauí.