Quinta-Feira, 11 de Setembro de 2025

Ônibus Lilás leva ações de enfrentamento à violência contra as mulheres para Itainópolis

Publicado em 11/09/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-0d2e665c104dd2b7fb71.jpg
FA-IMG-0d2e665c104dd2b7fb71.jpg
Ônibus Lilás em Itainópolis/Foto: Ascom

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) levou, nessa quarta-feira (10), o Ônibus Lilás ao município de Itainópolis, promovendo um dia de atividades voltadas ao enfrentamento da violência contra as mulheres. A programação contou com roda de conversa e palestra temática, além da distribuição de material informativo e atendimento psicossocial individualizado. Houve ainda um momento de articulação com instituições locais e divulgação da rede Estadual de Atendimento às mulheres.

Durante o evento, a equipe psicossocial da Sempi reuniu-se com representantes da rede municipal de proteção às mulheres em situação de violência doméstica para debater necessidades, fluxos e desafios no atendimento às vítimas. Também foi realizada uma roda de conversa aberta à comunidade, que proporcionou espaço de fala e escuta sobre diferentes formas de violência e estratégias de enfrentamento.

“Em Itainópolis tivemos reunião com a rede e fizemos uma roda de conversa com a comunidade. Falamos de violência doméstica, tipificação da violência, dados de feminicídio, serviços de acolhimento e as pessoas compartilharam experiências. Também discutimos a importância de observar sinais no corpo da mulher, na família e nas crianças, que muitas vezes verbalizam ou demonstram sintomas comportamentais”, destacou Indira Aguiar, auxiliar administrativa do Centro de Referência Francisca Trindade.

Para a orientadora social do grupo de idosos do município, Priminha Silva, o encontro representou um espaço inédito de reflexão para a comunidade. “A roda de conversa foi super produtiva, tivemos o privilégio de escutar as vozes das mulheres itainopolenses, suas vivências e desafios. Muitas vezes a violência não é só física, mas também psicológica e social. Em uma cidade pequena como a nossa, de apenas 11 mil habitantes, ainda existem tabus que precisam ser quebrados. Esse momento abriu um leque de informações que agora poderão ser propagadas não apenas pelos profissionais, mas também pelas famílias.”

Já a secretária de Assistência Social do município, Marilene Rodrigues, ressaltou a relevância da presença do programa. “Tivemos o privilégio de contar com a visita do Ônibus Lilás, que chegou em um momento oportuno. Recebemos informações valiosas sobre a rede de apoio estadual, que até então eram pouco acessíveis para nós. Isso mostra que, mesmo sem uma Secretaria da Mulher no município, agora temos suporte e com quem contar, o que será de grande benefício para a população.”

A coordenadora da Atenção Básica, Ana Miria, também avaliou positivamente a iniciativa. “Esse momento foi muito rico porque pudemos discutir como melhorar, enquanto município, as políticas de enfrentamento, prevenção e conscientização contra a violência. Para nós, da saúde, é um privilégio poder colaborar nesse processo e contribuir efetivamente para a proteção das mulheres.”

Com a visita a Itainópolis, a Sempi reafirma o compromisso de ampliar a presença da rede estadual de atendimento às mulheres, garantindo acolhimento, informação e articulação interinstitucional em todo o estado.

Fonte: Governo do Piauí

Comentários