A Câmara Municipal de Picos realizou, na tarde desta quinta-feira, 28 de agosto, a sua 22ª sessão ordinária do primeiro ano da 20ª Legislatura. O encontro aconteceu no Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva e contou com a análise de projetos de lei, decretos legislativos e uma série de requerimentos voltados para diferentes áreas do município.
Entre os temas debatidos, ganharam destaque as propostas voltadas para o trânsito de Picos, com foco na mobilidade urbana e na segurança viária. O vereador Antônio Moura apresentou um requerimento solicitando que a Rua Marcos Parente, no trecho que liga a Rua João XXIII (ao lado do Estádio Helvídio Nunes) até a Rua Padre Madeira (próximo à Prefeitura), seja transformada em via de mão única. A medida prevê ainda a instalação de um semáforo, com o objetivo de organizar melhor o tráfego no centro da cidade, especialmente nos horários de pico.
Presidênte da Câmara Vereador Rinaldinho
Vereador Antônio Moura
O parlamentar também requereu ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/PI) a instalação de semáforos na BR-316, em pontos considerados críticos: o cruzamento com a Rua São Jorge, no bairro São José, que dá acesso aos bairros Morada do Sol e Aerolândia; e o cruzamento com a Rua Joaquim Jovino, no bairro Catavento, porta de entrada para o próprio bairro e para o Morro da AABB. Segundo o vereador, as medidas são essenciais para reduzir os riscos de acidentes e melhorar o fluxo de veículos.
Outros pedidos relacionados ao trânsito também foram apresentados. O vereador Chaguinha solicitou a construção de dois quebra-molas na pista lateral da BR-316, sendo um entre a sede do DNIT e o colégio Machado de Assis, no bairro Junco, e outro entre o Armazém Silva e o Posto Líder, no bairro Catavento. As intervenções, segundo ele, visam aumentar a segurança de pedestres e motoristas em trechos de grande movimento.
Vereador Chaguinha
Além dessas propostas, a pauta da sessão incluiu demandas ligadas à limpeza urbana, segurança, educação, saúde e infraestrutura. O plenário também aprovou em primeira votação o projeto de lei que institui a renda mínima emergencial e temporária para catadores de materiais recicláveis em situação de vulnerabilidade, em decorrência do fechamento do lixão municipal.
A vereadora Dalva Mocó, em depoimento esclareceu que as propostas referentes ao trânsito de Picos seguem agora para análise dos órgãos competentes, como a Secretaria Municipal de Trânsito, que deverá avaliar sua viabilidade técnica e financeira antes da execução.
Vereadora Dalva Mocó