O Piauí apresentou melhora nos índices de alfabetização infantil e passou a figurar entre os dez estados com melhor desempenho no país. De acordo com o novo Indicador Criança Alfabetizada (ICA), divulgado pelo Ministério da Educação, 59,82% das crianças piauienses estão alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental. Em 2023, esse número era de 52%.
Apesar de o crescimento colocar o estado com o terceiro maior avanço proporcional do Brasil, o dado revela que mais de 40% das crianças ainda não atingiram o patamar considerado adequado. A meta nacional foi superada, mas o índice mostra que o desafio da alfabetização plena ainda está distante.
Sete municípios do Piauí atingiram 100% de alfabetização, entre eles Belém do Piauí, Júlio Borges e Padre Marcos. Outros 17 superaram a marca de 95%. Nenhum município ficou abaixo do padrão básico, segundo o levantamento.
O estado possui um programa próprio de alfabetização, o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa PPAIC, que atua em todos os 224 municípios e atende mais de 211 mil estudantes. O Piauí também recebeu o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização na Idade Certa, sendo o segundo estado com mais municípios premiados.
“Esse é um momento histórico para a educação do nosso Estado. O crescimento que tivemos é fruto de planejamento, monitoramento rigoroso, formação de professores e, principalmente, de um pacto real com os municípios. A alfabetização tem sido prioridade em todas as instâncias do governo”, afirmou o secretário da Educação, Washington Bandeira.