Sexta-Feira, 07 de Novembro de 2025

Seduckathon: Rafael Fonteles anuncia meta de mil estudantes em intercâmbio a partir do próximo ano

Publicado em 24/06/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-bde25709d366d567201f.png
FA-IMG-bde25709d366d567201f.png
Rafael Fonteles e a primeira dana, Isabel Fonteles, durante abertura do Seduckathon 2025/Foto: Foto: Raíssa Morais

O governador Rafael Fonteles (PT) afirmou, nesta segunda-feira (23), que pretende levar mil estudantes da rede pública estadual para experiências de intercâmbio internacional a partir do próximo ano. A declaração foi feita durante a abertura do Seduckathon 2025, considerada a maior maratona estudantil de inovação do mundo, realizada no Theresina Hall, em Teresina.

A edição deste ano reúne 175 alunos finalistas e vai premiar 130 estudantes e 26 professores com viagens para seis países, sendo Estados Unidos, China, Alemanha, Coreia do Sul, Portugal e Singapura. Para o governador, o evento representa uma síntese dos esforços do estado para conectar a educação pública à realidade tecnológica global.

ESFORÇO COLETIVO

"Isso aqui é uma síntese do esforço que nós temos feito para promover educação de qualidade e educação de base tecnológica. Na era do conhecimento e do mundo digital, a tecnologia, que sempre foi fundamental para o desenvolvimento das pessoas e dos países, passou a ser ainda mais importante, porque as mudanças tecnológicas são mais frenéticas. E quem não estiver acompanhando essas mudanças, fica para trás", disse Fonteles.

Ele reforçou que o impacto do Seduckathon vai além dos estudantes finalistas. "O Seduckathon não impacta só os cento e setenta e poucos alunos que estão competindo. Impacta os nove mil que participaram da primeira fase e toda a comunidade que viu esses nove mil participando. Isso gera um efeito multiplicador, porque é uma competição que estimula a cooperação, feita com times, com grupos, e ao mesmo tempo contagia toda a comunidade", afirmou.

Fonteles destacou ainda que a meta para os próximos anos é ampliar o alcance do programa. "Tenho o objetivo, se Deus me permitir, de chegar num determinado ano com pelo menos mil estudantes por ano fazendo intercâmbio, da escola pública do Piauí para o mundo inteiro", falou.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, também participou da abertura e classificou o Seduckathon como uma política pública de transformação. "Estamos preparando nossos jovens para os desafios do século XXI, conectando a educação pública piauiense ao que há de mais moderno no mundo da inovação", declarou.

Fonte: Meio News

Comentários