Na manhã desta quinta-feira, 14 de novembro, a Secretaria de Estado e Defesa Civil (Sedec) promoveu, na Câmara Municipal dos Vereadores de Picos, a solenidade de formatura do Programa 'Defesa Civil na Escola'.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a capacidade de resposta de estudantes e professores frente a situações de risco, incentivando ações de prevenção, mitigação e preparação para desastres. O programa está sendo desenvolvido em três municípios do Piauí: Picos, Pedro II e Piripiri. Na cidade de Picos, o projeto foi implantado em três escolas, duas públicas e uma particular.
Durante o período de execução, os alunos e professores dessas instituições passaram por capacitações, receberam kits de emergência e participaram de treinamentos conduzidos pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo os organizadores, a escolha de Picos para o desenvolvimento do projeto foi baseada em um mapeamento de riscos realizado pela Defesa Civil. A cidade foi identificada como uma área vulnerável a deslizamentos, riscos hidrológicos, meteorológicos e climatológicos.
O evento teve início com a fala de Valdite Leão, que convidou alguns representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e das escolas para irem a frente.
Em seguida, houve a fala do diretor de prevenção e mitigação, Everton Costa.
Logo após, foram entregues os coletes da Defesa Civil para os alunos das escolas.
O evento continuou com a entrega das placas para as escolas.
O evento foi encerrado com a entrega dos certificados.
Everton Costa
O diretor de prevenção e mitigação, Everton Costa disse que o programa vai continuar com outros alunos. "O programa não termina aqui, ele se consolida. As crianças continuarão a ser capacitadas, adquirindo uma cultura voltada para a proteção, o autocuidado e a segurança coletiva", destacou um representante da Sedec durante a cerimônia.
Valdite Leão
A coordenadora do projeto e gerente de prevenção da defesa civil do estado, Valdite Leão falou sobre o objetivo do projeto. “Nós queremos que os alunos entendam a questão da percepção de risco, a partir de agora em qualquer lugar que eles estejam vão começar a identificar os riscos, dentro das escolas, casa, na comunidade, eles estão sendo preparados para o futuro. Eles vão ser lideres, saberão com identificar os riscos e como lidar com situações adversas”, disse