A Câmara Municipal de Picos, por meio do presidente Eriberto Barros e demais vereadores, promoveu na noite desta sexta-feira, 25 de outubro, uma Sessão Solene em comemoração aos 80 anos de existência do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) na cidade de Picos.
Veja AQUI mais imagens!
Participaram do momento comemorativo, os vereadores Hugo Victor e Rinaldinho; as religiosas Ana Tereza; Margarida e Luciene; o tenente-coronel Felipe (comandante do 4º BPM); o advogado e assessor jurídico do IMH, Johilse Tomaz; a gerente regional de educação (9ª GRE), Ramira Torres; a prefeita de Santana do Piauí, Maria José; coordenadores; professores; alunos e ex-alunos da escola.
Autoridades, equipe da escola e alunos se fizeram presentes
A Sessão foi proposta pelo vereador Hugo Victor, que em entrevista a nossa reportagem explanou sobre sua motivação para a homenagem.
Vereador Hugo Victor
“Eu sou um ex-aluno do Colégio das Irmãs (IMH) e tenho muita alegria de ter passado por lá, onde aprendi não somente os estudos, mas também a formação cristã, de homem de bem que hoje a gente é. O IMH é uma das grandes instituições de ensino que existe em nossa cidade e que está completando uma idade belíssima, e essa Casa Legislativa não poderia deixar de homenagear. Nada contra as outras instituições, mas a gente tem que memorar 80 anos dessa grande instituição, que é o Instituto Monsenhor Hipólito, que marcou época de várias pessoas. Muitos profissionais da cidade de Picos passaram por lá e a gente só tem que agradecer por tudo”, disse Hugo Victor.
Ao ser convidada para a mesa de honra, a diretora do IMH – Irmã Ana Tereza, foi acompanhada da senhora Joaquina Moura (Dona Iná), ex-aluna mais antiga do IMH presente no evento, e do aluno Gabriel Neiva, de apenas dois anos.
Ana Tereza acompanhada de ex-aluna e aluno
Logo após as religiosas receberem das mãos dos vereadores Hugo Victor e Rinaldinho o “Diploma de Homenagem” concedido pela Casa Legislativa ao IMH, houve os pronunciamentos de algumas autoridades presentes, representante da escola e da aluna Maria Eduarda.
“É com o coração transbordando de entusiasmo que eu, Maria Eduarda Oliveira, aluna da 3ª série do Ensino Médio, me dirijo a todos vocês, em nome dos alunos desta instituição, para reconhecer e homenagear um marco que nos enche de orgulho: os 80 anos do Instituto Monsenhor Hipólito. Hoje, estamos aqui não apenas para comemorar, mas para honrar a história, o legado e os valores que fizeram deste colégio uma luz inapagável na vida de tantas gerações”, disse a aluna em seu depoimento.
Aluna Maria Eduarda
Em entrevista a nossa reportagem, a Irmã Ana Tereza manifestou seu sentimento pela homenagem: “O Instituto Monsenhor Hipólito tem uma presença firme, solidificada na fé e no solo picoense, neste Estado que abraçou a família Cordemariana há 80 anos atrás. Esse reconhecimento da Câmara Municipal é de fundamental importância para a nossa missão, pois vem revigorar o nosso compromisso, nos tornar ainda mais ousadas por acreditar no caminho da transformação através da educação. O Instituto Monsenhor Hipólito vai além das fronteiras, é reconhecido globalmente, porque em todos os lugares do mundo nós temos ex-alunos presentes, e nós sentimos uma profunda alegria, porque o Instituto pertence a todos”, destacou a diretora.
Irmã Ana Tereza
A Sessão Solene foi encerrada com a reza do Pai-nosso, como forma de agradecimento à Deus pela belíssima história da instituição de ensino na cidade de Picos. Os demais vereadores picoenses justificaram a ausencia em virtude de outros compromissos agendados anteriormente.
Reza do Pai-nosso