Sexta-Feira, 04 de Outubro de 2024

Missa marca abertura das atividades em comemoração aos 50 anos da Diocese de Picos

Publicado em 23/09/2024
Por Bismark Sousa
FA-IMG-59316bf6d14349d34833.jpg
FA-IMG-59316bf6d14349d34833.jpg
Missa solene/Foto: Divulgação Diocese Picos

Na noite do sábado, 21 de setembro, a Diocese de Picos deu início às comemorações do seu Ano Jubilar, celebrando meio século de história com o tema: “Diocese de Picos: 50 Anos Fortalecida na Esperança”. A missa solene de abertura ocorreu na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, em Picos e foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Plínio José Luz da Silva.

O evento reuniu todo o clero diocesano, que contribuíram na cerimônia da missa, além de centenas de fiéis oriundos de todas as paróquias pertencentes à diocese.

Clero diocesano

A Diocese de Picos foi criada em 28 de outubro de 1974, por meio da bula papal Neminem Latet, assinada pelo Papa Paulo VI. À época, o território foi desmembrado da Diocese de Oeiras, abrangendo inicialmente uma área de 23.121 km², 17 municípios e 5 paróquias, com um quadro de apenas 8 sacerdotes para atender toda a região. O principal incentivador da criação da diocese foi o então Bispo de Oeiras, Dom Edilberto Dinkelborg.

Um ano após sua criação, em 21 de setembro de 1975, a Diocese de Picos foi oficialmente instalada, e Dom Augusto Alves da Rocha tomou posse como seu primeiro Bispo, exercendo o cargo até 2001. Com a transferência de Dom Augusto para a Diocese de Oeiras-Floriano, a administração diocesana ficou a cargo do Padre Francisco Bezerra Neto, que atuou até a nomeação de Dom Plínio José Luz da Silva como segundo e atual Bispo, em 31 de janeiro de 2004.

Bispo Dom Plíni José 

Ao longo dos seus 50 anos, a Diocese de Picos cresceu de forma expressiva, passando de 5 para 27 paróquias, além de 4 áreas pastorais, e abrangendo atualmente 42 municípios. Durante a homilia, Dom Plínio José destacou a importância deste momento histórico para a diocese. “É uma alegria poder receber a abertura do Ano Jubilar da nossa diocese”, afirmou o bispo, ressaltando o compromisso da Igreja com a esperança e o fortalecimento da fé ao longo das décadas.

No final da missa, houve um momento de ação de graças que resumiu toda a história da Diocese de Picos, desde sua fundação até os dias de hoje. Foi também apresentado a equipe responsável por conduzir as atividades do Ano Jubilar.  

Equipe responsável 

A programação do jubileu inclui missas especiais, eventos culturais e sociais, peregrinações e outras atividades ao longo de todo o ano, encerrando com um grande evento em 2025, marcando oficialmente os 50 anos da Diocese de Picos.

Confira AQUI a reportagem com a programação completa!