Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2024

Diocese de Picos divulga programação do 30° Grito dos Excluídos e Excluídas

Publicado em 02/09/2024
Por Bismark Sousa
FA-IMG-8728ceafc2f93517d1a5.jpg
FA-IMG-8728ceafc2f93517d1a5.jpg
Equipe responsável pela organização/Fotos: Bismark Sousa

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira, 02 de setembro, a Diocese de Picos divulgou oficialmente a programação completa do 30° Grito dos Excluídos e Excluídas, que será realizado nesta quinta-feira, dia 05 de setembro.

A programação se inicia com uma missa às 07 horas na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, logo após, caminhada pelas ruas de Picos em direção a Câmara Municipal onde será realizada uma Audiência Pública. O tema deste 30° ano do Grito dos Excluídos é “Vida em Primeiro Lugar” e o lema “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”.

O evento reúne pessoas de diversos segmentos da sociedade e tem com objetivo lutar por justiça social para aqueles que estão em vulnerabilidade ou são minorias excluídas.

O Padre Gildo Coelho, referencial para as pastorais sociais na Diocese de Picos, frisou em seu depoimento que um dos temas de relevante na ação social debatida neste 30° Grito dos Excluídos será o combate a violência contra a mulher, refletindo a preocupação da Igreja no cuidado e bem está de todos.

“Em nossa sociedade, muitas vezes vemos atentados contra a vida, e entre eles iremos debater e combater a violência contra a mulher. Temos uma programação pensada, organizada e articulada para a realização deste evento. Junto da Igreja Católica estão os movimentos sociais, que trabalham e estão em busca pela justiça social, melhoria de vida, direitos dos mais necessitados, então a Igreja com a sua voz pretende unir-se aos movimentos sociais em prol dos menos favorecidos”, afirmou o Padre Gildo.

Padre Gildo Coelho

Em outro depoimento, o Padre Marcos Roberto explicou como o evento pode ajudar a sociedade. Ele também frisou a respeito da escolha do dia de realização do Grito dos Excluídos.

“O grito dos excluídos é uma oportunidade de dar voz as populações que muitas vezes não tem espaço dentro da sociedade ou dentro das administrações públicas. Nós optamos por realizar uma Audiência Pública, uma oportunidade para todos externarem os seus problemas, tanto a questão da violência contra a mulher que é o eixo que estamos trabalhando aqui na Diocese, como também outras demandas da sociedade que precisam ser apresentadas as autoridades”, disse o Padre.

Padre Marcos Roberto

“No Grito dos Excluídos e Excluídas regional, cada Diocese é responsável por escolher o dia que deseja realizar, 5, 6 ou 7 de setembro, cada Diocese escolhe o seu. Nos da Diocese de Picos escolhemos o dia 5 de setembro pois acreditamos em uma maior participação da população neste dia”, relatou o Padre Marcos Roberto.

Confira a programação completa do 30° Grito dos Excluídos e Excluídas em Picos

05 de setembro de 2024

• 07:00 horas: Missa de abertura na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus

• 08:20 horas: Inicio da Caminhada pelas ruas da cidade de Picos

• 09:30 horas: Audiência Pública na Câmara Municipal de Picos

Para mais informações procurar os responsáveis:

• Missa de Abertura: Carminha (SINTE) Ilda Santos (CNLB), Jucelino (UFIPI) e Lourdinha

• Caminhada(animação): Ir Silvana (Setor Juventude) e MPA

• Músicas: Lourdinha e Maria das Dores (RADIO CULTURA)

• Carro de Som: Gisele (SINTE)

• Divulgação e convite para os meios de comunicação: Remédios (PASCON), Pe. Gildo e Maurício

(CÀRITAS)

• Audiência (Cerimonialistas das Pastorais Sociais): Pe. Marcos Roberto e Edna (COMUDE)

• Redatora: Rosa Araújo (REDE “UM GRITO PELA VIDA”)

• Falas Programadas: Gisele (SINTE) e MPA

• Elaboração, e entrega dos ofícios: Maurício (CÁRITAS), Pe. Gildo, Sebastião (PASTORAL da

CRIANÇA) e Lourdinha