Entre os dias 25 e 29 de abril, a Psicopedagoga Nayara Carvalho, liderou a realização da I Jornada de Conscientização do Espectro Autista na cidade de Ipiranga do Piauí.
O evento teve como tema "Autismo: Qual seu lugar na sociedade" e buscou promover a compreensão e a inclusão das pessoas com autismo em diversos aspectos da vida social.
A programação foi pensada em conjunto com mães atípicas, professores, amigos e demais profissionais do munícipio de Ipiranga do Piauí.
A abertura da jornada, no dia 25, foi marcada pelo evento "Dialogando sobre o autismo: Meu filho é autista e agora?", realizado na rádio O Grito de Ipiranga, no programa "Santana de Manaus". Nayara Carvalho e mães atípicas compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre o autismo no contexto familiar, proporcionando um espaço de reflexão e diálogo.
No dia 26, ocorreu uma roda de conversas intitulada "Autismo na Escola - Uma Relação em Parceria, Compreensão e Afetos", na Unidade Escolar Manoel Ribeiro. O objetivo foi discutir estratégias para uma educação inclusiva e acolhedora para alunos com autismo.
Já no dia 27, a ação se estendeu até a feira livre, com uma panfletagem com o lema "Lugar de autista é em todo lugar", realizada no Mercado Público de Ipiranga. A iniciativa visou sensibilizar a população local sobre a importância da inclusão e aceitação das pessoas com autismo em todos os espaços sociais.
Para encerrar a jornada, no dia 29, foi organizada uma breve caminhada com concentração às 17h30 no Mercado Público, seguida de um percurso até a Câmara Municipal de Ipiranga.
O evento culminou em um ato solene, que contou com a palestra magna da Dra. Karen Aline de Carvalho Isidoro, advogada, especialista em Direito das pessoas com TEA e membro da comissão da OAB na defesa dos direitos das pessoas com Deficiência, abordando o tema "Autismo e Direitos na Sociedade, Escola e Família".
Durante a programação, Claesia Santana, Luzia Santos, Aurisdete Santos e tantas outras mães, compartilharam suas vivências como mães de jovens e crianças com autismo, falando sobre os desafios e as alegrias de conviver diariamente com seus filhos, netos e alunos.
Em seguida, o vereador de Dom Expedito Lopes, Kyldary Gomes, apresentou um panorama abrangente das conquistas já alcançadas em favor das pessoas com autismo em seu município, além de apontar áreas que ainda carecem de melhorias e investimentos para garantir uma inclusão mais efetiva e abrangente.
O evento contou com o apoio do Legislativo e Executivo do Município de Ipiranga, na pessoa do então Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cortez, e do Prefeito Elvis Ramos e da Secretaria Municipal de Esportes, com a participação ativa do secretário Jofran Lopes, além da professora e Psicopedagoga Lourdes Rufino, membra da Diretória da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp Seção Piauí).
Veja mais fotos aqui: