Domingo, 06 de Outubro de 2024

Vigilância Sanitária de Picos faz recomendações para o carnaval

Publicado em 10/02/2024
Por Redação
FA-IMG-7357149bdbf0a3ce1f04.jpg
FA-IMG-7357149bdbf0a3ce1f04.jpg
Coordenadora da Vigilância Sanitária, Dra. Lúcia Neiva/Foto: CCOM PPM

Por: Bismark Sousa

Em época de carnaval, os foliões não podem deixar de cuidar da saúde. Pensando nisso, a coordenadora da Vigilância Sanitária de Picos, Dra. Lúcia Neiva, trouxe dicas de saúde e bem-estar para a população.

A temperatura da cidade está alta nessa época do ano. Portanto, a primeira medida de prevenção é a hidratação. Devido a Picos ser uma cidade do semiárido piauiense, sua temperatura, por si só, já é alta. Com a aglomeração de pessoas, essa temperatura pode subir ainda mais. Sendo assim, beber muita água ajudará na hidratação.

Um caso comum de infecção nessa época do ano é a alimentar. A Dra. Lúcia Neiva faz observações que podem ajudar a evitar esse problema. “Observe bem os alimentos, abra bem os olhos antes de abrir a boca. Veja se o alimento está no local higienizado, veja se o alimento tem prazo de validade e veja se o alimento está acondicionado corretamente. Às vezes você pensa que aquele alimento está bom, mas ele está com uma carga bacteriana muito alta. Então, pedimos que as pessoas brinquem e se divirtam, mas com moderação e com todos esses cuidados”, afirmou.

Com os casos de dengue e gripe aumentando na região, outro cuidado e responsabilidade que cada pessoa deve ter é em relação ao lixo. Copos descartáveis, papéis, garrafas e outros lixos devem ser descartados de forma correta. Em casos de sintomas gripais, a coordenadora enfatizou a necessidade de evitar aglomerações. “Nós estamos com uma alta quantidade de pessoas com sintomas gripais, então é muito importante que a pessoa tenha consciência. A pessoa que esteja sentindo os sintomas deve evitar aglomeração, ficar em casa para sua própria saúde, em repouso, e, durante o repouso, se hidratar e procurar a unidade médica”, declarou a coordenadora.

O exagero na bebida alcoólica também é uma preocupação sanitária. Para aqueles que bebem, o certo é beber com moderação. No entanto, para aquelas pessoas que tomam algum tipo de medicamento, a recomendação é não ingerir bebidas alcoólicas: “Às vezes, a pessoa toma medicamentos para tentar conter o efeito do álcool. Isso para a saúde da pessoa não é bom. Isso é um perigo! É necessário evitar.”

“Quem toma antidepressivo, quem toma algum tipo de medicamento controlado, indutor de sono, procure evitar tomar bebida alcoólica. Esses dois ingredientes não se misturam. Já foi constatado que tem muita gente nova, em média de 20 anos, com problemas exatamente por causa dessa mistura. Então, brinque, divirta-se, mas com moderação e, se tomar algum tipo de medicamento, evite bebida alcoólica”, acrescentou a Dra. Lúcia Neiva.

Comentários