Representantes do munícipio de Simões participaram nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro do VI Seminário Descentralizado da Primeira Infância. O evento foi realizado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) em parceria com o Pacto pelas Crianças do Piauí.
O Seminário teve como palco o auditório do Restaurante Gaudêncio e buscou a elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância.
O evento contou com a presença da coordenadora do Pacto Pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, a Supervisora do Programa Criança Feliz, Katia Andressa, e os Visitadores do Programa Henrique Oliveira e Thayna Carvalho. Além disso, a iniciativa recebeu apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Defensoria Pública e Secretarias Estaduais da Educação e Saúde.
Os territórios contemplados nesta edição foram o Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Chapada Vale do Rio Itaim. A coordenadora Isabel Fonteles destacou a importância dos seminários descentralizados na construção do Plano Estadual da Primeira Infância.
"A construção do Plano Estadual da Primeira Infância é muito importante, porque norteará as políticas na área nos próximos anos. E ele está sendo construído da melhor forma, ouvindo as pessoas que estão no dia a dia da população, que conhecem os seus anseios. Essa união de esforços e a integração vão, com certeza, ajudar a construir um plano consistente e pensado com todo o carinho para ajudar a construir o futuro dos pequenos piauienses", disse Fonteles.
No primeiro dia do evento, houve abertura e credenciamento, seguidos por duas mesas temáticas com debates sobre "A importância da primeira infância no contexto das políticas públicas do estado" e "Intersetorialidade na primeira infância: educação, saúde e assistência social". Durante a tarde, ocorreram oficinas de trabalho com contribuições dos municípios para a construção do Plano Estadual da Primeira Infância, incluindo discussões sobre Saúde Mater-infantil, Segurança e Vigilância Alimentar e Nutricional, Educação Infantil e Assistência Social à Família e à Criança.
O segundo dia foi marcado por duas oficinas específicas: a primeira voltada para visitadores do programa Crianças Feliz e a segunda abordando o registro civil de nascimento.
O VI Seminário Descentralizado da Primeira Infância em Picos se junta às edições anteriores realizadas em Campo Maior, São João do Piauí, Teresina, Corrente e Floriano. Essa iniciativa reflete o comprometimento com o desenvolvimento integral das crianças piauienses e a busca por políticas públicas eficazes na promoção da primeira infância.
Veja mais fotos aqui: