Nesta quarta e quinta-feira, 31 de janeiro e 01 de fevereiro, o auditório do Restaurante O Gaudêncio, em Picos, foi palco do VI Seminário Descentralizado da Primeira Infância, reunindo representantes de municípios em busca de aprimoramentos nas políticas públicas destinadas à Primeira Infância.
Dentre os participantes, representantes de Geminiano marcaram presença, incluindo a secretária municipal de Assistência Social, Kelcylândia Araújo, a psicóloga Micaela Dantas, a supervisora do programa Criança Feliz e a visitadora do mesmo programa no município.
Em entrevista, a secretária Kelcylândia Araújo ressaltou a importância do evento para a troca de conhecimento e o compartilhamento de experiências, visando impactar positivamente as ações voltadas para as crianças em Geminiano.
Secretária Kelcylândya (na frente) e demais representantes de Geminiano
"A participação em um seminário como este é de extrema importância para nós. O evento proporcionou uma rica troca de conhecimentos e experiências, contribuindo diretamente para o aprimoramento das políticas públicas voltadas às crianças em nosso município. Destaco o apoio fundamental do prefeito Erculano Carvalho, que reconhece a relevância dessas iniciativas para o desenvolvimento saudável das crianças. Estamos comprometidos em aplicar as aprendizagens deste seminário para fortalecer ainda mais as ações em prol da primeira infância em Geminiano. Acreditamos que investir nesse período crucial é investir no futuro de nossa comunidade", disse a secretária.
O primeiro dia do seminário abordou mesas temáticas sobre a relevância da primeira infância nas políticas públicas do estado e a intersetorialidade nessa fase do desenvolvimento. Além disso, oficinas de trabalho proporcionaram a contribuição para o Plano Estadual da Primeira Infância, promovendo a discussão de estratégias para fortalecer as políticas destinadas a esse público.
O evento terá seu encerramento nesta quinta-feira, 01 de fevereiro, com foco em oficinas específicas, abordando temas como o trabalho dos visitadores do programa Criança Feliz e a importância do registro civil de nascimento.
Na oportunidade, Ângela Maria, assessora técnica de Geminiano, destacou a representação da Secretaria Municipal de Assistência Social e do programa Criança Feliz, enfatizando a importância de trabalhar em prol do desenvolvimento infantil, desde a gestação até os seis anos.
Ângela Maria, assessora técnica
“Hoje, a gente está representando tanto a Secretaria de Assistência Social como o programa Criança Feliz que nós temos no município, e que atendemos 200 famílias, entre crianças e mulheres grávidas. A importância de nós estarmos aqui é podermos, cada dia mais, trabalharmos em prol do desenvolvimento das nossas crianças. A gente pensa, e os estudos mostram, que a Primeira Infância é o período mais prioritário no desenvolvimento do ser humano. É o momento em que essa criança está precisando ter vínculos cada vez mais assegurados, familiares, e esse desenvolvimento parte de uma equipe que dá todo esse aparato junto às famílias, prevendo que esse desenvolvimento ocorra de maneira saudável”, disse Ângela.