Os maiores tempos de festa e diversão chegaram. O período de Carnaval já se aproxima e é necessário estar com a saúde em dia para curtir a folia, mas também atravessar o período e ficar bem quando a festa passar.
Para se manter saudável e afastar o risco de doenças que podem comprometer o Carnaval e o pós-Carnaval, o folião precisa lembrar de cuidados básicos com a saúde.
Alimentação leve e rica nas proteínas certas, uso do protetor solar, consumo de água frequente e o uso de preservativos são algumas das dicas indispensáveis para aproveitar bem a festa mais esperada do ano.
Pensando nisso, a CNN conversou com diversos especialistas que explicam melhor como deixar a saúde em dia antes, durante e depois da farra.
Se prepare antes do Carnaval
Há medidas que podem ser tomadas antes da folia começar. Indianara Brandão, clínica geral com foco em longevidade e prevenção de doenças, indica descansar o máximo que der antes da temporada de festas e focar em dormir bastante.
“O sono se acumula, então fará muita diferença descansar bastante até o dia do Carnaval e na volta dele também. O foco é tentar descansar o máximo que conseguir, principalmente quem vai aproveitar as noitadas”, diz a especialista.
O nutricionista esportivo Phillipe Rios afirma que focar na alimentação pode fazer toda a diferença.
“Podemos começar um cuidado antecipado mantendo uma alimentação equilibrada. Dividindo as refeições ao longo do dia, sem pular, comendo em torno de três porções de frutas diariamente, evitando alimentos gordurosos e mantendo um bom estado de hidratação”, afirma Rios.
Para as frutas, Phillipe indica principalmente melancia, melão, morango, mexerica e laranja. Para saber a quantidade de hidratação ideal, basta multiplicar o peso por 0,05 para saber em ml quanto de água é necessário para cada pessoa.
Guilherme Berenhauser, gastroenterologista, explica que para manter uma boa disposição e saúde durante os dias de Carnaval, é necessário que se priorize refeições leves, carboidratos, proteínas e vegetais, todos responsáveis por dar uma boa energia.
“Escolha também alimentos de fácil digestão como frutas e sanduíches leves para manter a energia sem sobrecarregar o sistema digestivo. Além disso, escolha muito bem o fornecedor dos alimentos para evitar que uma gastroenterite estrague a sua festa”, aconselha Berenhauser.
E se você quiser ser mais específico e saber das refeições ideais durante os dias de festa, Phillipe Rios aponta:
Para lidar com o alto consumo de bebidas alcoólicas nessa época do ano, é importante intercalar água e bebida alcoólica sempre, alerta Guilherme Berenhauser. Outras indicações são evitar, a todo custo, ficar em jejum.
“É muito necessário se alimentar antes do início da ingestão da bebida alcoólica e durante a ingestão, além de se hidratar muito bem o dia todo, ao longo do dia e da noite”, diz o especialista. “A hidratação é fundamental para que, ao finalizar o carnaval, o folião esteja bem.”
Já para a famosa ressaca, o mais importante é se hidratar após a desidratação que o álcool promove. “Para uma hidratação mais rápida, a água de coco pode ser uma ótima escolha, além do uso também de isotônicos, que tem uma ótima concentração de carboidrato e de sais minerais que acabam sendo eliminados em excesso na urina e suor”, explica Phillipe.
Indianara ainda dá uma dica extra como colocar um grãozinho de sal rosa do Himalaia na garrafa de água, se tiver como levar. Ele ajuda a fortalecer a saúde do sistema digestivo.
Fonte: CNN Brasil