Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025

Secretaria de Saúde de Simões promove roda de conversa em alusão ao Janeiro Branco

Publicado em 17/01/2024
Por Renata Arrais
FA-IMG-28391e38e35683841d8b.png
FA-IMG-28391e38e35683841d8b.png
Roda de conversa/Simões Online

A Prefeitura de Simões, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira, 16 de janeiro, uma roda de conversa em alusão a Campanha "Janeiro Branco".

O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e teve como objetivo alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional dos profissionais que atual nas Secretarias Municipais, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

A roda de conversa teve como tema “Saúde enquanto é tempo: o que fazer agora” e contou com a participação do médico Doutor Rogério Xavier, e do psicólogo, Pedro Paulo.

A programação teve início com a abertura por meio da primeira-dama e atual secretária de saúde, Isamária Dantas, que desejou um evento muito proveitoso para todos.

Durante o evento, foi debatido sobre as doenças mentais que podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, abuso de substâncias, traumas dentre outros.

A primeira-dama e secretária de saúde, Isamária Dantas, falou sobre a importância do evento. “Nós estamos dando continuidade aos trabalhos realizados pela Secretaria de Saúde em prol do Janeiro Branco com uma roda de conversa com todas as Secretarias, pois precisamos dá atenção a esses colaboradores, falarmos sobre saúde mental e dizer que estamos aqui para escuta-los”, disse a Secretaria de Saúde.

O psicólogo Pedro Paulo destacou a relevância da roda de conversa. “Esse é um evento muito importante porque fala sobre a saúde mental, um tema extremamente relevante para todas as cidades, inclusive Simões. Por termos muitos casos de pessoas ansiosas e depressivas resolvemos falar sobre como evitar essas doenças e viver de uma forma saudável”, disse o psicólogo.

O médico Rogério explicou qual a função do Janeiro Branco. “Esta campanha é importante porque podemos trabalhar com a população e com os gestores sobre a necessidade da gente manter a saúde mental e, através dela, trabalhamos alguns fatores que podem promover essa saúde e evitar o adoecimento mental. Sabemos que o transtorno depressivo está entre um dos principais transtornos que acomete a população, então, o objetivo da campanha é trabalhar como evitar e em caso de sintomas procurar o tratamento o mais precoce possível”, disse o médico.

 Veja mais fotos aqui:    

                

 

Comentários