Visando trazer orientações para a população de Fronteiras acerca dos direitos humanos e da violência contra a mulher, a gestão “Construindo um novo tempo” do prefeito Eudes Ribeiro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promoveu uma palestra na noite desta segunda-feira, 11 de dezembro.
Inicialmente, o professor e psicopedagogo fronteirense, Raonix Sousa, que também é articulador do projeto “Cadê o Sorriso de Maria” deu abertura ao momento destacando sobre a Lei Maria da Penha e mostrando pesquisas feitas no município que apontam que ainda há mulheres que não conhecem a lei.
Na oportunidade, ele explicou sobre o projeto que tem como finalidade orientar as mulheres a respeito da violência doméstica, bem como mostrar a importância da denúncia em casos de violência. O projeto acontece de forma voluntária e é desenvolvido nas escolas através de palestras e seminários.
Professor e psicopedagogo fronteirense, Raonix Sousa
Posteriormente, o juiz de direito titular da Vara Única da Comarca de Fronteiras, Ênio Gustavo, ministrou uma palestra ressaltando que no decorrer da história as mulheres não tinham seus direitos assegurados e que hoje em dia já existem leis que protegem as mulheres. Ele também citou sobre os tipos de violência que além de física podem ser psicológica, sexual, dano moral ou patrimonial. Ênio ainda falou sobre a Lei Maria da Penha e os parágrafos da lei.
Juiz Ênio Gustavo
“Estivemos ministrando uma exposição sobre os direitos humanos e uma palestra relacionada a violência contra as mulheres, focada nos direitos humanos. Enfatizamos sobre o que são os direitos humanos, apresentamos o projeto “Cadê o Sorriso de Maria” que é financiado pela a Justiça do Piauí e visa prevenir a violência contra a mulher. Foi um prazer participar desse momento representando a Justiça Judicial do Estado do Piauí, ficamos gratos pelo convite”, pontuou o juiz.
“Esse momento foi muito importante de orientações para os participantes tratando sobre os direitos humanos e a Lei Maria da Penha, eu fiquei impressionado pela forma como foi introduzido o assunto e feliz, porque como gestor ter uma oportunidade de ouvir relatos, histórias de como a mulher era tratada no princípio que era designada somente para cuidar do lar, usada muitas vezes como objeto e a gente só entende depois de uma palestra como essa, bem autêntica, fiquei muito satisfeito”, destacou o prefeito Eudes Ribeiro.
Prefeito Eudes Ribeiro
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Eudiná Ribeiro, ressaltou sobre o momento enriquecedor.
Eudiná Ribeiro, secretária de Assistência Social
“Estivemos participando desse momento onde recebemos muitas informações importantes, aprendendo sobre os direitos humanos voltados para a Lei Maria da Penha, que é necessário ser falado para que as mulheres conheçam seus direitos e afim de sanar com a violência doméstica que por vezes é silenciada”, disse.
Fonte: cidadesnanet