Segunda-Feira, 21 de Abril de 2025

Fronteiras promove o I Festival Cultural em apoio aos artistas da terra

Publicado em 29/09/2023
Por Redação
FA-IMG-c5ef4f19c6bea9f15fee.jpg
FA-IMG-c5ef4f19c6bea9f15fee.jpg
Autoridades na abertura do Festival/Folha Atual e cidadesnanet

Na noite desta quinta-feira, 28 de setembro, a Praça Getúlio Vargas em Fronteiras foi palco do I Festival Cultural da Lei Paulo Gustavo - Prêmio Jurdan Gomes. O evento marcou uma celebração emocionante da cultura local e contou com uma série de atividades e apresentações que encantaram o público presente.

Confira AQUI mais imagens!

O festival teve início com o desenlace da fita inaugural do evento no Portal de Entrada, marcando oficialmente o início das festividades. Os visitantes puderam conhecer diversos estandes que ofereciam produtos da culinária local, artesanato, fotografias e audiovisuais, tanto para exposição como para venda.

A abertura oficial ocorreu com a formação da Mesa de Honra, que contou com a presença do prefeito Eudes Agripino Ribeiro, da primeira-dama Zildênia Ribeiro, da secretária de Cultura e Turismo, Conceição Alves, do advogado Norberto Pereira, o pastor Jaime Agripino, demais secretários municipais e vereadores.

O momento seguinte foi marcado pela entoação do hino de Fronteiras, reforçando o sentimento de união e pertencimento à cidade. Em seguida, a assessora cultural, Fabiana Dias, apresentou a Lei Paulo Gustavo, detalhando todo o processo de criação e organização do evento.

Fabiana Dias

Na oportunidade, a secretária de Cultura e Turismo, Conceição Alves, e o prefeito Eudes Agripino, destacaram, por meio de discurso, a importância do festival para a promoção da cultura local e a valorização dos artistas e produtores do município.

“A palavra que me define hoje é felicidade, pois estou muito feliz e grata a Deus por poder proporcionar esse evento tão lindo, juntamente com o prefeito Eudes, e com o incentivo e fomento da Lei Paulo Gustavo, onde temos a oportunidade de mostrar os diversos talentos da nossa cultura. A nossa satisfação é olhar para essa praça e ver o resultado de uma grande batalha, é ver nos rostos de cada um a alegria de participar ou visitar os estandes, é perceber a expectativa em cada um de nós pelas apresentações que se seguirão ainda nesta noite”, destacou a secretária.

Conceição Alves, secretária de Cultura e Turismo

Logo após, as apresentações artísticas tiveram início com a poetisa Maria da Penha Vieira Ribeiro, que emocionou o público ao recitar o poema "Raízes", de sua autoria.

Em seguida, os corais entraram em cena, com o Coral Adoradores do Rei, um coral de mulheres da Igreja Evangélica, e o Coral Maria de Jesus, representando a Igreja católica, encantando a plateia com suas vozes harmoniosas.

A cultura nordestina se fez presente com uma apresentação protagonizada pelos repentistas locais, Antônio Viana e João Raimundo, que demonstraram a habilidade poética e musical da região.

 

Seguindo a programação, as apresentações dos "Artistas da Terra" foram um destaque da noite, com talentos locais mostrando seu potencial. Ladislau Braga, Deuzinho "Guitar", Elton Fernandes, Thiago Silva, Markim Balada, Gabriel Teclas, Gessé da Pisadinha, Tião dos Teclados, Joãozinho dos Teclados, Nailson Santos e Forró do Vaidoso animaram o público com suas músicas e performances.

O ápice do evento foi o show em praça pública da cantora Karlla Thalyta, que fechou a noite com chave de ouro, levando a plateia a dançar e cantar ao som de seus sucessos.

Karlla Thalyta se apresentou no evento

Além das emocionantes apresentações culturais, nesta quinta-feira, 28, o prefeito Eudes Agripino Ribeiro fez questão de realizar o repasse do valor da Lei Paulo Gustavo aos artistas e produtores de cultura do município, antes mesmo do início das apresentações, fortalecendo o compromisso da gestão municipal com o fomento da cultura e o apoio aos talentos locais.

Em entrevista ao Folha Atual, o prefeito Eudes Agripino fez sua avaliação sobre o evento. “A avaliação que eu faço é positiva, pois é o primeiro festival cultural baseado na Lei Paulo Gustavo, e estou feliz pela participação dos agentes culturais do município. É uma noite onde se apresentam vários talentos tanto da cultura quanto do setor religioso, e é um momento muito importante da nossa história. Nosso grande objetivo é aquecer a economia local e aqui temos vários estandes com diversos produtos feitos por artistas locais. É um momento importante aqui na praça e um acontecimento ímpar da nossa história”, afirmou.

Prefeito Eudes Ribeiro

A Lei Paulo Gustavo é uma legislação em homenagem ao humorista brasileiro Paulo Gustavo, que regulamenta a destinação de verbas da União para estados e municípios, que por sua vez têm a tarefa de gerir a seleção pública de projetos de arte e cultura que poderão ser beneficiados. O principal objetivo é fomentar e promover a cultura, as artes e o entretenimento, além de apoiar financeiramente artistas e projetos culturais locais, contribuindo para o enriquecimento da cena cultural e o desenvolvimento da indústria criativa no âmbito da jurisdição em que é aplicada.

 

Comentários