O Núcleo de Cidadania de Crianças e Adolescentes (NUCA) de Fronteiras, em parceria com a Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, através das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social, realizou na manhã desta terça-feira, 19 de setembro, uma oficina alusiva ao Setembro Amarelo, mês de enfrentamento e prevenção ao Suicídio.
A temática vem sendo trabalhada no município durante todo o ano, mas está sendo intensificada durante o mês de setembro.
O evento, que teve como objetivo de reforçar que ajudar o próximo é a melhor saída para combater doenças silenciosas que agravam a saúde mental, foi conduzido pelo Psicólogo Dr. Anderson Sousa, que ministrou uma emocionante palestra e uma oficina com a participação dos alunos.
Psicólogo Dr. Anderson Sousa
Na oportunidade, a aluna e integrante do NUCA, Yasmine Lô, recitou um texto sobre como foi criada a campanha Setembro Amarelo, e chamou a atenção para a importância das pessoas conseguirem identificar e ajudar quando alguém está com pensamentos ou atitudes suicidas, oferecendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrando disponibilidade para auxiliar e demonstrando empatia.
Adolescentes do NUCA
O momento também contou com a participação da representante da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Vanderlucia, que entoou louvores, tocando e emocionando a alma do público presente. Além disso, a professora Odilene realizou uma dinâmica, proporcionando um momento de descontração entre os participantes.
"O suicídio é uma triste realidade que afeta o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Portanto, é de extrema importância trabalhar esse tema. Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância da vida e na prevenção do suicídio", destacou o psicólogo.
Veja mais imagens!