A Prefeitura de Geminiano, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu na manhã desta segunda-feira, 07 de agosto, a IX Conferência Municipal de Assistência Social, um momento de discussão e reflexão sobre o tema "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos".
Veja AQUI mais imagens!
O evento teve início às 08h com o credenciamento dos participantes, que se reuniram ansiosos para contribuir com ideias e soluções voltadas ao aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A abertura solene foi marcada pela formação da mesa de honra, que contou com a presença do prefeito Erculano Carvalho; da secretária de Assistência Social, Kelcylândia Araújo; do secretário de Saúde, José Genival, o GG; do coordenador de Educação, Railton Pinheiro; do secretário de Agricultura, Ed Sousa; e da assistente social Ângela Bezerra. Além disso, o momento contou com a presença da coordenadora do CRAS, Valdênia Lacerda, além de orientadoras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do programa Criança Feliz e do CRAS, e a comunidade em geral.
Mesa de honra do evento (Foto: Danilo Eliéser)
Na oportunidade, o prefeito Erculano Carvalho falou sobre suas expectativas para a Conferência. “Esse é um momento muito importante para a Assistência Social do nosso município, pois foram deliberadas propostas para que possamos desenvolver ainda mais a Assistência Social em nossa cidade. Agradeço toda a equipe por trás da organização desse evento. Estou muito feliz em poder participar, e espero que possamos trazer soluções para melhorar ainda mais os nossos serviços”, afirmou.
Prefeito Erculano Carvalho (Foto: Danilo Eliéser)
A secretária de Assistência Social, Kelcylândia Araújo, aproveitou o momento para falar sobre o objetivo do evento.“Esse momento é de grande importância, pois toda a Assistência Social se reúne para juntos propormos estratégias para nossa querida cidade. Aqui foram apresentadas e aprovadas propostas que com certeza vão contribuir para o desenvolvimento das políticas assistenciais de Geminiano”, disse.
Secretária de Assistência Social, Kelcylândia Araújo (Foto: Danilo Eliéser)
Na sequência, a Palestra Magna foi proferida pela assistente social, Ângela Bezerra, trazendo o tema central do evento. A palestrante abordou os cinco eixos temáticos que nortearam os debates ao longo do evento, sendo eles: Financiamento; Controle Social; Articulação entre segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e Benefício e transferência de renda.
Em entrevista ao Folha Atual, a assistente social e palestrante, Ângela Bezerra, falou sobre a importância do tema selecionado para a Conferência. “Estamos neste momento trazendo um novo olhar para dentro da Assistência Social, pontuando uma política pública mais comprometida com o direito estabelecido aos grupos em vulnerabilidade, buscando uma cidadania estabelecida a todas as camadas sociais. Esse momento é muito importante, porque a gente vai trazer uma realidade do município de Geminiano, pontuando a responsabilidade dos três entes: Governo Federal, Estado e Município”, declarou.
Assistente Social e conferencista, Ângela Bezerra (Foto: Danilo Eliéser)
O momento da conferência foi marcado por debates entre a palestrante e os participantes. As propostas apresentadas foram explanadas detalhadamente e, após uma análise cuidadosa, todas foram aprovadas, demonstrando o comprometimento e o engajamento dos envolvidos em buscar soluções para os desafios da assistência social no município.
Além das discussões, a conferência também foi marcada pela escolha dos delegados que representarão Geminiano na Conferência Estadual, dando voz e visibilidade às ideias e demandas locais em esferas mais amplas.
Delegados titulares e suplentes selecionados (Foto: Danilo Eliéser)
Para finalizar, ocorreu a avaliação e a conclusão da Conferência Municipal, momento em que foram entregues os certificados a todos os participantes, reconhecendo a contribuição de cada um para o sucesso do evento.
"É com grande satisfação que recebemos a população e os representantes dos setores de repartições públicas, para compartilhar esse momento democrático e de grande valia. Quero destacar também a importância do trabalho intersetorial nesse processo de discussão no desfecho dos eixos propostos em alinhamento ao nosso tema central. Somos todos sujeitos de direitos, que hoje, nesse grande dia, garantimos as nossas reinvindicações para melhor atender as demandas, e como profissionais nos empenhar ainda mais na política de Assistência Social”, concluiu a assistente social do CRAS de Geminiano e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Joicy Oliveira.
Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Joicy Oliveira (Foto: Danilo Eliéser)