Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Hemocentro de Picos inicia a campanha 'Junho Vermelho'

Publicado em 01/06/2023
Por Redação
FA-IMG-bba8a3ede40029ff069a.jpg
FA-IMG-bba8a3ede40029ff069a.jpg
Hemocentro Regional de Picos/Danilo Eliéser / Folha Atual

Por Carolina Santos, Estagiária da UESPI

Com a chegada do mês de junho, o Hemocentro Regional de Picos iniciou, no dia 1º, a campanha Junho Vermelho, que busca incentivar e fortalecer a doação de sangue. A campanha já é tradição anual no Hemocentro de Picos, localizado no bairro Bomba, ao lado do Hospital Regional Justino Luz.

Ao longo do mês, serão realizadas diversas atividades que visam incentivar a doação. É importante mencionar que essa campanha não está restrita apenas aos moradores de Picos, mas a toda a macrorregião. A coordenadora do Hemocentro de Picos, Ana Paula Batista, falou da importância dessa campanha.

"Estamos adentrando a um mês muito intenso e importantíssimo para quem trabalha em bancos de sangue, que é o Junho Vermelho. É um mês em que precisamos surpreender na quantidade de doações, um mês em que geralmente todos os hemocentros do mundo acolhem um grande número de doadores", salienta a coordenadora.

Coordenadora do Hemocentro de Picos, Ana Paula Batista

Desde a pandemia, os hemocentros têm sofrido muito com a baixa em suas bolsas de sangue, tornando-se cada vez mais importante mobilizar a população a ser um doador. O Hemocentro de Picos não atende somente o município, mas também sua macrorregião, aproximadamente 50 municípios. Logo, é necessário ter uma mobilização geral.

Para poder ser um doador, é necessário estar com boa saúde, ter entre 16 e 69 anos. Homens devem pesar mais de 50 kg e mulheres mais de 51 kg, dentre outros requisitos que serão mencionados durante a triagem.

Assim, a coordenadora faz um convite a todos que puderem fazer um agendamento ou incentivar um grupo de pessoas, pois doar sangue salva vidas.

Comentários