Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Estudantes da R.Sá promovem PIT STOP de conscientização sobre direitos do consumidor

Publicado em 24/05/2023
Por Redação
FA-IMG-12b5c413be6c525ed0ef.jpg
FA-IMG-12b5c413be6c525ed0ef.jpg
O PIT STOP foi realizada na Praça Félix Pacheco/Arquivo Pessoal

Por: Danilo Eliéser

Na manhã desta quarta-feira, 24 de maio, a turma do 6° período de Direito (noite) da faculdade R.Sá, em Picos, realizou o PIT STOP Consumidor Consciente. A ação social foi realizada na Praça Félix Pacheco, com o objetivo de conscientizar a população acerca dos principais direitos e deveres voltados para o consumidor.

A iniciativa foi idealizada pelo coordenador do curso e professor, Emmanuel Palhares, como uma forma de colocar em prática o aprendizado teórico adquirido ao longo do semestre em sala de aula.


Emmanuel Palhares, professor da disciplina de direito do consumidor

“Essa ação social é uma maneira eficaz de levar informações essenciais sobre os direitos do consumidor à comunidade de Picos. Nosso objetivo é apresentar para a população quais são os seus direitos enquanto consumidores, trazendo o conhecimento teórico para a prática de forma acessível e significativa", destacou o professor.

Com o intuito de conscientizar os consumidores sobre práticas abusivas e proteger seus direitos, os alunos se organizaram em grupos e abordaram as pessoas na praça e em algumas ruas próximas.

A aluna do 6° período de Direito, Bárbara Lutiely, enfatizou a importância da ação social. "Essa iniciativa é de grande relevância, pois estamos conscientizando os consumidores e levando para fora da sala de aula algo que ocorre com frequência: práticas abusivas. Portanto, abordamos os consumidores, perguntamos se já passaram por essas práticas comuns e incentivamos a prevenção para evitar situações desse tipo", explicou Lutiely.


Bárbara Lutiely, acadêmica de Direito da faculdade R.Sá

Durante a ação, os alunos orientaram os consumidores sobre os principais direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e solucionaram dúvidas sobre casos específicos. Além disso, foram distribuídos materiais informativos com dicas práticas para identificar e lidar com práticas abusivas.

O evento teve realização entre as 9h e 12h e contou com a participação ativa dos alunos. A receptividade por parte da população foi bastante positiva, com muitas pessoas se demonstrando interessadas e agradecidas pela oportunidade de esclarecer suas dúvidas e conhecer melhor seus direitos como consumidores.

Veja mais imagens:










Fotos: Danilo Eliéser
 

Comentários