Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Estudantes do Premen realizam Campanha de Doação de Sangue para o Hemocentro de Picos

Publicado em 17/05/2023
Por Redação
FA-IMG-93e043b5591236ca1074.jpg
FA-IMG-93e043b5591236ca1074.jpg
Hemocentro Regional de Picos/Danilo Eliéser / Folha Atual

Por Carolina Santos/ Estagiária da UESPI

Os alunos do ensino médio da Escola Técnica Estadual Petrônio Portela, mais conhecida como Premen, estão promovendo uma campanha de doação de sangue desde terça-feira, 16 de maio, até a sexta-feira, 19. A incentivadora da doação foi a professora e biomédica Lígia Gervásio, que estimulou seus alunos das turmas do curso técnico de análises clínicas com uma pequena disputa.

Para a campanha, os alunos deverão encontrar pessoas para doarem sangue no Hemocentro. A turma que conseguir mais doadores receberá uma surpresa.

 

"Eu lancei essa campanha para poder ajudar a população picoense em geral e contribuir para salvar vidas. A doação de sangue é de suma importância. Num primeiro momento, realizei uma palestra juntamente com o pessoal do Hemocentro na escola, e o desafio foi lançado para minhas turmas de análises clínicas, tanto do primeiro, segundo e terceiro ano. Eles vão encontrar pessoas e também se dirigir ao Hemocentro para poderem doar", declara a professora.


Biomédica Lígia Gervásio

Desde a pandemia, os hemocentros têm sofrido muito com a baixa em suas bolsas de sangue, tornando-se cada vez mais importante mobilizar a população a ser um doador. O Hemocentro de Picos não atende somente o município, mas também sua macrorregião, aproximadamente 50 municípios. Logo, é necessário ter uma mobilização geral.

A coordenadora do Hemocentro de Picos, Ana Paula, enfatiza que devemos trabalhar juntos. "Nós temos como estratégia estar junto com as Secretarias de Saúde, buscando essas Prefeituras para dentro do Hemopi, para que possamos trabalhar em rede. As prefeituras desses municípios devem incentivar as pessoas a doarem também, porque Picos atende essas pessoas, e não é só nosso dever ir atrás de doadores", ressalta a coordenadora.


Coordenadora do Hemocentro de Picos, Ana Paula Batista

A coordenadora ressalta ainda que iniciativas como a dos estudantes são muito bem-vindas, sejam elas privadas ou não, pois há dias em que o número de doadores se torna menor do que o número daqueles que precisam dessa transfusão.

Os alunos abraçaram a causa e estão incentivando outras pessoas, assim como declara a estudante do segundo ano, Luana Costa. "Nós estamos fazendo campanha, fizemos cartazes e postamos nas redes sociais, e também estamos chamando as pessoas que conhecemos, como amigos e parentes", explica a estudante.

Estudante Luana Costa

A assistente social Valdinéia Leite orienta os alunos menores de idade a estarem presentes junto aos pais, pois eles precisam autorizar a doação. Lembrando que a partir dos 16 anos qualquer pessoa sem nenhum problema de saúde pode ser apta para a doação.


Assistente social Valdinéia Leite orientou os alunos

O Hemocentro de Picos, fica localizado no bairro Bomba, ao lado do Hospital Regional Justino luz. Seu horário de funcionamento para doações é das 8h às 18h. 

Comentários