Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Aumento de 240% nos casos de COVID-19 preocupa autoridades em Picos

Publicado em 16/05/2023
Por Redação
FA-IMG-2a81f74decffbfaeabe1.jpg
FA-IMG-2a81f74decffbfaeabe1.jpg
Coordenador de Vigilância Epidemiológica, Robscley Viana/CCOM

Por: Danilo Eliéser

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 16 de maio, o coordenador municipal de Vigilância Epidemiológica de Picos, Robscley Viana, revelou dados alarmantes sobre a situação da pandemia de COVID-19 no município. De acordo com o coordenador, houve um aumento de 240% nos casos registrados em maio, em comparação com o mês anterior.

Até o momento, foram notificados 47 casos ativos este ano, o que indica uma tendência preocupante. No entanto, mesmo com esse crescimento significativo, os números ainda estão abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados mais de dois mil casos de COVID-19. Essa comparação serve para contextualizar a situação atual e reforçar a importância das medidas de prevenção.

"Isso mostra que ainda existe o vírus circulando em nosso município, mas só devem se preocupar aqueles que são do grupo de risco, como idosos, gestantes e crianças", ressaltou o coordenador.

Para combater a disseminação do vírus, a testagem está sendo realizada no Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM) de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Robscley Viana enfatizou a importância de a população buscar o local caso apresentem sintomas entre dois e sete dias.

"Pedimos que a população que sinta os sintomas nesse período procure o espaço para fazer a testagem. Quanto às orientações para combater o vírus, é necessário retomar as práticas adotadas desde o início da pandemia, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a etiqueta respiratória, além da higienização das mãos", destacou Viana.

Embora essas medidas não sejam mais obrigatórias por meio de portarias e decretos para toda a população, a menos que haja uma emergência de saúde pública, é fundamental que as pessoas que apresentem sintomas de resfriado, independentemente de saberem se é COVID-19 ou não, mantenham essas medidas preventivas, principalmente as crianças.

Comentários