Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Cerca de 6.900 cadastros do Bolsa Família serão cancelados em Picos

Publicado em 18/04/2023
Por Redação
FA-IMG-61f19938383cedf217a5.jpg
FA-IMG-61f19938383cedf217a5.jpg
Coordenadora do CadÚnico de Picos, Núbia Cristina/Carolina Santos / Estagiária da Uespi

Por: Danilo Eliéser

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 18 de abril, a Coordenadora do CadÚnico de Picos, Núbia Cristina, anunciou que a previsão é de que 6.900 beneficiários do Bolsa Família tenham o benefício cancelado no município durante os próximos meses, devido a irregularidades no cadastro.

A Coordenadora explicou que o cancelamento vem acontecendo para os cadastros em que são constatadas incompatibilidades de informações ou para os cadastros unipessoais, aqueles em que a pessoa se cadastra e recebe sem vínculo familiar.

“De agosto até dezembro, as pessoas saíram do cadastro de seus responsáveis familiares e fizeram um cadastro sozinhas, que está sendo chamado pelo Governo Federal de cadastro unipessoal, onde a pessoa se cadastra e vem recebendo sozinha. O Governo Federal pretende fazer essas averiguações até o final do ano, onde só deixará receber esse benefício o quadro familiar, pois deixou de ser Auxílio Brasil e passou a ser Bolsa Família, uma ajuda para o quadro familiar, cuja prioridade é onde tem criança, gestante e idosos que não são beneficiados por nada”, afirmou.



Núbia Cristina ressaltou ainda que as pessoas que tiveram seu benefício cancelado e que de fato estão em situação de pobreza ou extrema pobreza devem se dirigir até o CRAS para justificar o motivo de estarem sozinhas no cadastro. Caso a justificativa seja comprovada e aceita, o benefício volta a ser pago entre 15 e 30 dias, com possibilidade de valor retroativo ao que deixou de receber.

“Devido a esse pente-fino que está sendo feito, o Governo vem detectando toda pessoa que fez o cadastro e deu informações indevidas para receber o benefício sem a real necessidade. Nesse caso, automaticamente o benefício dessa pessoa será bloqueado e ela pode perder o direito de participar de qualquer programa social. Por isso, pedimos que as pessoas que estão recebendo indevidamente cancelem seu cadastro por livre e espontânea vontade, para que não precisem ser desligadas de todo o processo social e percam vários programas sociais, como ID jovem, tarifa social, LOA e carteira do idoso”, destacou.

De acordo com a coordenadora, o Governo Federal estará enviando aos municípios recursos financeiros para a formação de equipes para realizar a busca ativa das pessoas com cadastros unipessoais, para a confirmação ou não de que estão aptas a receber o benefício.

Comentários