Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Vereador Matusalém Almeida apresenta projetos de combate à violência nas escolas de Picos

Publicado em 14/04/2023
Por Redação
FA-IMG-1fa7569f11675ec90142.jpg
FA-IMG-1fa7569f11675ec90142.jpg
Matusalém Almeida/Danilo Eliéser / Folha Atual

Por: Danilo Eliéser

Com o objetivo de combater possíveis ataques às escolas do município, o vereador Matusalém Almeida apresentou, na sessão desta quinta-feira, 13 de abril, na Câmara Municipal de Picos, um Projeto de Lei para execução do Programa Escola Segura, que estabelece a obrigatoriedade da implantação de medidas de prevenção e combate à violência nas escolas da rede municipal de ensino.

O projeto prevê a capacitação de guardas municipais para detecção e combate de riscos iminentes nas escolas, bem como a capacitação dos professores e gestores para ações de combate à intolerância e ao bullying como forma de prevenção. O vereador também solicitou ao Governo do Estado que possa intensificar, de forma momentânea, as rondas próximas às escolas.

De acordo com o parlamentar, essas são algumas formas encontradas para amenizar o pânico da população em relação às ameaças recebidas e atentados ocorridos em todo o país.

“Eu acredito que o medo e o pânico possam trazer prejuízos tão grandes quanto os atentados. A gente quer prevenir os atentados, mas o pânico também causa questões sérias na sociedade, como a ansiedade e vários transtornos que podem ser frutos de novas demandas no futuro. Portanto, é importante a gente usar várias linhas para tentar coibir e combater qualquer tipo de ameaça e qualquer ataque nas escolas”, afirmou.



Em outro requerimento, o parlamentar requer do Governo do Estado e do Secretário de Estado da Educação que façam a contratação de vigilantes para atuarem na segurança das escolas da rede estadual.

“A gente tem se sensibilizado muito com essa questão das escolas, pois é um assunto que causou um alvoroço muito grande e preocupação ao Brasil inteiro, devido aos atentados, ameaças e diversas fake news. Assim, a gente achou por bem buscar soluções viáveis que possam combater esse tipo de ataque, buscando solucionar em partes e dar a nossa contribuição para que as escolas possam ficar mais seguras e para que os pais possam ter mais tranquilidade em deixar seus filhos nas escolas municipais”, concluiu.

Diante das situações de violência que vêm ocorrendo nas escolas do país, o prefeito Gil Paraibano se reuniu, na manhã desta quinta-feira, 13, com o Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Picos – BPM, Major Estanislau Felipe Oliveira, e a Secretária de Educação, Noêmia Marques, para traçar ações de prevenção diante da necessidade de se discutirem medidas preventivas nas escolas.



Durante a reunião, foi discutido como a administração, junto à Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar de Picos, pode trabalhar ativamente no combate a situações de risco nas escolas, garantindo assim a segurança dos alunos, professores e demais servidores da rede municipal de educação.

 

Comentários