Segunda-Feira, 28 de Julho de 2025

Declaração do Imposto de Renda 2023 começa nesta quarta-feira; entenda a importância

Publicado em 14/03/2023
Por Redação
FA-IMG-356d96d9b9c719c60271.jpg
FA-IMG-356d96d9b9c719c60271.jpg
Programa do Imposto de Renda já está disponível no site da Receita Federal/Reprodução

Por: Danilo Eliéser

A Receita Federal inicia nessa quarta-feira, 15 de março, o processo para declaração do Imposto de Renda 2023, com novas regras e prazo.

Com estimativa em receber entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de documentos, o processo se aplica para todos os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis a partir de R$ 28.559,70 em 2022, bem como aqueles que passaram a morar fora do Brasil no ano passado ou tiveram movimentação com compra e venda de imóveis, ações na Bolsa de Valores, entre outras.

Confira AQUI todas as regras!

De acordo com o contabilista Jeferson de Sousa, a declaração do Imposto de Renda é de grande importância para que o contribuinte não tenha irregularidades com a Receita Federal.

"É importante que todas as pessoas que estão aptas a declarar o Imposto de Renda contribuam no prazo estabelecido pela Receita Federal. Através da declaração, o contribuinte vai informar seus rendimentos tributáveis e não tributáveis, assim como outros bens adquiridos, como carros, casas, entre outros. Também é importante procurar um profissional de Contabilidade no prazo estabelecido, pois o mesmo irá reunir todas as informações e orientá-lo melhor sobre a sua declaração. Organize toda a documentação para agilizar o processo e não deixe para a última hora, para não ter possíveis problemas com a Receita Federal e irregularidades no seu CPF", afirmou.


Contabilista e acadêmico da USP, Jeferson de Sousa

"É importante ressaltar que os bens que o cidadão irá declarar são aqueles adquiridos no ano de 2022, portanto, desde o dia primeiro de janeiro até o dia 31 de dezembro. O cidadão não irá declarar nenhum dos seus bens adquiridos já neste ano de 2023. Os bens adquiridos em 2023 serão declarados em 2024. É de grande valia atentar-se a essas informações para que não ocorra nenhum erro na sua declaração", acrescentou o contabilista.

Este ano, o prazo para prestação de contas é de 15 de março a 31 de maio, totalizando cerca de dois meses e meio. Anteriormente, o limite era entre março e abril, porém, já havia sido ampliado durante a pandemia, devido as dificuldades trazidas pela Covid-19.

Mesmo com o aumento do prazo, Jeferson afirma que a declaração deve ser iniciada o quanto antes."Em relação ao prazo, observa-se que neste ano de 2023, o prazo para declaração está maior. Portanto, o cidadão que está apto à contribuição tem um prazo mais extenso para contribuir com a Receita Federal. Mas no nosso país, como temos o jeitinho brasileiro de deixar para última hora, ressalto a grande importância de procurar o profissional contábil de sua preferência o quanto antes, pois nem todas as declarações são iguais para todos os contribuintes, depende de cada caso, ou melhor explicando, depende dos tributos que o cidadão irá contribuir. Assim, temos declarações simples e também aquelas que são mais avançadas. Para você não passar por uma possível dor de cabeça, procure o profissional contábil o quanto antes", ressaltou.

O programa do Imposto de Renda já está disponível para download no site da Receita Federal. O aplicativo para celular e tablet, assim como o acesso por meio do portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) da Receita Federal serão liberadas no dia 15, assim como a declaração pré-preenchida. Para acessá-las, é necessário ter senha Gov.br.

Comentários