Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Secretarias de Assistência Social e Saúde de Geminiano promovem roda de conversa sobre prevenção da gravidez na adolescência

Publicado em 15/02/2023
Por Redação
FA-IMG-e8c407762d626c55d9d0.jpg
FA-IMG-e8c407762d626c55d9d0.jpg
Semana municipal de prevenção da gravidez na adolescência em Geminiano/Folha atual

Em alusão à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a Prefeitura de Geminiano, através das Secretarias de Assistência Social e Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro, uma roda de conversa para adolescentes do município, em que abordou os riscos e malefícios da gravidez precoce.

Veja AQUI mais imagens!

O evento foi realizado no Auditório da Secretaria de Educação e contou com momentos lúdicos, ministrados pelas psicólogas Micaella Dantas (CRAS) e Thalita Vieira (NASF), pela assistente social Joicy Oliveira e pela coordenadora da Atenção Básica, Solange Gomes.

De acordo com a psicóloga do CRAS Municipal, Micaella Dantas, a prevenção da gravidez na adolescência só é possível através do diálogo com esse público.

"Adolescentes que engravidam estão mais expostos aos riscos de saúde física, mental e social. Apesar do índice de gravidez na adolescência ter diminuído nos últimos 10 anos, o número ainda é elevado. Um dos fatores determinantes para que essa realidade aconteça é falta de informações sobre o tema. Espaços como este para dialogar com o adolescente sobre as possíveis consequências são fundamentais para a prevenção", informou.

O coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Emanuel Vinícius, ressaltou que a palestra teve sua data antecipada, para que pudesse ser ofertada antes do período carnavalesco, considerando que nesse período ocorre um aumento de casos de gravidez precoce.

"Esse é um momento de muita importância, pois sabemos do elevado número de adolescentes grávidas, e se aproximando o carnaval, as nossas preocupações dobram, e enquanto Secretaria de Assistência e Saúde estamos conscientizando para tentarmos diminuir os casos”, comentou.

Segundo a psicóloga do NASF de Geminiano, Thalita Vieira, palestras como essa ajudam a conscientizar a população e evitar prejuízos trazidos pela gravidez para adolescentes.

“Tratamos sobre uma problemática muito forte no nosso país que é a gravidez na adolescência. Diante disso, temos o intuito de prevenir e proteger adolescentes de todos os riscos e questões que surgem em uma gravidez não planejada na adolescência, como a evasão escolar, o trabalho precoce, pois sabemos que a maternidade traz responsabilidades, e muitas adolescentes não conseguem entender os danos a própria vida que uma gravidez não planejada pode trazer, danos estes que podem ser relacionados não apenas ao aspecto físico, mas ao emocional, familiar. Então nos reunimos e através de algumas dinâmicas como encenação, roda de conversa e momentos lúdicos pudemos abordar o tema de forma cautelosa”, ressaltou.

O estudante Everton de Sousa Borges, de 14 anos, avaliou o evento de forma positiva. “É muito importante, pois aqui em Geminiano vários jovens estão nessa situação, conheço algumas pessoas assim, e por isso, foi um momento muito proveitoso”, afirmou.

Além dos já citados, também estiveram presentes no evento a secretária de Assistência Social, Kelcylândia Araújo; a supervisora do Criança Feliz, Ariadne Moura; além de orientadoras do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e adolescentes.

 

Comentários