Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Impacto Sertão Livre promove diversas atividades sociais e humanitárias no munícipio de Geminiano

Publicado em 22/01/2023
Por Redação
FA-IMG-b1818c069e3bd211baf7.jpg
FA-IMG-b1818c069e3bd211baf7.jpg
Equipes se dividiram na realização de diversos serviços/Folha Atual e Instituto Livres

O projeto social e evangelístico “Impacto Sertão Livre”, em parceria com a Prefeitura Municipal de Geminiano, realizou entre os dias 15 e 21 de janeiro, diversas atividades sociais e humanitárias em prol da população geminianense.

Imagens AQUI dias da semana!

Imagens AQUI último dia!

O Impacto Sertão Livre é um projeto desenvolvido pelo Instituto Livres, a cada seis meses em municípios do sertão nordestino, e tem como objetivo a mobilização de voluntários para atender às necessidades dos moradores de diversos municípios do Nordeste.

Entre as atividades que foram realizadas em Geminiano estão visitas às famílias das comunidades e zona urbana; atendimentos da Defensoria Pública; atividades pedagógicas, cursos; momentos recreativos e esportivos com crianças e adolescentes; palestras; apresentações culturais e shows.

Outra ação importante desenvolvida foi voltada para a área da saúde, com atendimentos médicos, odontológicos e de saúde em geral, e ainda, exames como: espirometria e eletrocardiograma.

Atendimentos na área de saúde

Além da sede do município, as atividades do projeto, que em Geminiano contou com a participação de 95 voluntários de diversos lugares do país, foram também desenvolvidas nas localidades Barreiros, União, Uberlândia, Muquém e Cacimbinha.

95 voluntários estiveram em Geminiano

Durante toda manhã deste sábado, 21 de janeiro, o Portal Folha Atual esteve em Geminiano acompanhando a rotina dos “Amarelinhos”, como são chamados por estarem vestidos com a referida cor.

Diversas famílias foram visitadas

Assim como aconteceu nos outros dias, os voluntários estiveram reunidos às 07h30, na Escola Municipal Joaquim Antônio de Araújo, onde ficaram hospedados durante a semana, ocasião que foi partilhado o café da manhã, e em seguida realizado o “Devocional”, que é um momento voltado para oração e reflexão da Palavra de Deus.

Momento Devocional aconteceu todas as manhãs

Em seguida as equipes se dividiram, onde os profissionais de saúde estiveram na UBS da zona urbana com atendimentos e exames. Paralelo, aconteceram momentos recreativos com crianças, no Ginásio Poliesportivo e no Estádio Municipal; com jovens na Escola Joaquim Antônio de Araújo, além das visitações às famílias.

A voluntária Daniela Pires, que é da equipe de organização e coordenadora da equipe da Saúde, falou sobre o objetivo do projeto. “Procuramos servir as comunidades onde a gente vai com diversos serviços e atividades, com trabalho com crianças e jovens, e com momentos culturais. Aqui em Geminiano fomos muito bem recebido pelas técnicas, pelas atendentes, e muito mais pelo prefeito Erculano e pelo secretário de saúde, GG, que nos deram total apoio. Aqui temos gente de todo lugar do Brasil, do Rio Grande do Sul, do Pará, do Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, que veio servir com muito amor esta comunidade", disse.

Voluntária do projeto, Daniela Pires

Em entrevistas a nossa reportagem, o pastor da Igreja Livres, sediada na cidade de São Paulo, Matheus Amadio, falou de sua experiência em participar pela primeira do projeto.

Matheus Amadio com esposa

“Tem sido uma experiência única, primeiramente pela receptividade das pessoas, a gente até estranha a maneira como elas abrem as portas e nos convidam a entrar e a sentar, isso tem sido um diferencial para nós. A gente tem tentado aqui em Geminiano ser resposta de oração de tantas pessoas que necessitam, seja de uma ajuda material ou de uma escuta empática e de um abraço. As pessoas quando entendem que a gente está enxergando elas, as coisas começam a mudar dentro do coração. Temos pregado o evangelho e Jesus, pois cremos que isso traz transformação para o homem em todas as suas dimensões, e é esse o propósito do nosso trabalho”, disse Matheus Amadio, que participou do projeto em Geminiano com sua esposa.

Raul Ribeiro, do Instituto Livres e coordenador geral do projeto, agradeceu a gestão municipal por oferecer a estrutura necessária para desenvolver as ações do projeto no município, e as famílias geminianenses pela recepção e acolhida. ”Juntos conseguimos desenvolver esta boa ação aqui em Geminiano”, finalizou.

Raul Ribeiro, coordenador geral do Projeto

O prefeito Erculano Carvalho, que garantiu toda logística necessária para a promoção das ações do projeto em Geminiano, acompanhou as atividades na Unidade Básica de Saúde Assis Carvalho, localizada na Cacimbinha, na sexta-feira, 20 de janeiro, oportunidade em que agradeceu os voluntários do projeto pelas ações sociais e humanitárias desenvolvidas durante toda semana no município.

Prefeito acompanhou atividades na localidade Cacimbinha

 

Comentários