Sábado, 12 de Outubro de 2024

Cemitério São Pedro de Alcântara em Picos registra grande movimentação neste Dia de Finados

Publicado em 02/11/2022
Por Redação
FA-IMG-7553b9ab511f277686db.jpg
FA-IMG-7553b9ab511f277686db.jpg
Previsão é que milhares de pessoas visitem o local/Folha Atual

Assim como acontece todos os anos, o cemitério São Pedro de Alcântara, em Picos, mais uma vez recebe um grande público no Dia de Finados. Neste dia 02 de novembro, nossa reportagem esteve no local e constatou de perto toda movimentação que acontece por lá.

Centenas de pessoas acordaram bem cedo para participar da missa pelos falecidos, que foi celebrada pelo bispo Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelo padre Carlos Danilo, pároco da paróquia de São José Operário, no Bairro São José.

A celebração aconteceu na capela do próprio cemitério, o maior da cidade, com início às 06h00, estando programada para acontecer outra às 17h00, no mesmo lugar. Uma grande multidão participou da tradicional missa.

Missa celebrada às 06h00

Multidão participa da missa na parte interna do cemitério

Logo após a missa, as pessoas se espalharam por todo o cemitério em visitação aos túmulos de seus entes queridos.

“Já é um costume que não depende da orientação da Igreja às pessoas virem, de todas as crenças, para o cemitério no Dia de Finados, onde além das orações pelos entes queridos, também é um momento de um encontro familiar, onde percebemos famílias inteiras em oração. É um dia de profunda sintonia com a oração pelos que já faleceram, mas ao mesmo tempo de refletirmos sobre a nossa vida, que está nas mãos de Deus e que a qualquer momento pode ser tirada”, disse Dom Plínio José.

Dom Plínio José

O bispo de Picos lembrou ainda que há mais de 10 anos a Igreja particular de Picos prepara um roteiro de oração para este Dia de Finados, estando este ano disponível por meio das redes sociais, onde as pessoas podem solicitá-la através do whatsapp da Rádio Cultura FM (89 9 9983-0304). “Nossa orientação é que cada um possa encaminhar este roteiro de oração para seus familiares”, destacou. Veja AQUI roteiro da oração!

Em entrevista a nossa reportagem, o padre Carlos Danilo falou sobre o Dia de Finados. “O simbolismo deste dia é justamente lembrar daqueles que já nos precederam na eternidade. A Igreja hoje quer lembrar de todos àqueles que já partiram para Jerusalém Celeste. A única certeza que carregamos na vida é que o Dia de Finados também vai ser nosso, mas tendo este duplo sentido, de lembrar dos que já partiram e lembrar que é preciso que eu trabalhe para que no dia de minha morte eu possa me entregar livremente à Deus e assim prestar contas da vida que o Senhor me deu”, finalizou.

Padre Carlos Danilo

 

Comentários