Sábado, 12 de Outubro de 2024

Chefe do Cartório Eleitoral de Picos dá dicas para o dia da votação

Publicado em 01/10/2022
Por Redação
FA-IMG-7b93e5ca1f4eeb2edf30.jpg
FA-IMG-7b93e5ca1f4eeb2edf30.jpg
Luís Borges, chefe do Cartório da 10° Zona Eleitoral de Picos/Folha Atual

Por: Danilo Eliéser 

Neste domingo, 02 de outubro, acontece em todo o Brasil as eleições para escolha dos representantes políticos à nível nacional e estadual. Em Picos, as seções estão sendo montadas durante todo este sábado, 1º de outubro, onde 180 urnas serão distribuídas pelas zonas urbana e rural do município para receber aos mais de 62 mil eleitores aptos a votar em Picos.

A reportagem do Folha Atual conversou com o chefe do Cartório da 10° Zona Eleitoral de Picos, Luís Borges, que explicou o funcionamento das urnas na cidade e deu dicas do que pode ser feito no momento da votação.

A votação

De acordo com Luís Borges, a votação iniciará no domingo (02) às 8:00 horas, com término marcado para as 17:00h. Os eleitores devem estar presentes em suas determinadas seções portando os documentos de identificação, assim como o título eleitoral.

Às 17h, o mesário da seção irá distribuir senhas de identificação para os eleitores que estiverem no local, permitindo que estes concluam o voto, mesmo que ultrapasse o horário estipulado. Os eleitores que chegarem após este horário não poderão votar e terão o prazo de 30 dias para justificar perante a Justiça Eleitoral, assim como os eleitores que não puderem ir ao local da votação no dia.

Vestimentas e celulares

No ato da votação, o eleitor poderá ir vestido com roupas que expressem suas preferências de voto, desde que seja de forma silenciosa, de modo que não interfira no voto dos demais eleitores.

"O eleitor pode expressar sua pretensão de voto, mas de forma silenciosa e individual, jamais pode ocorrer de pedir voto ou fazer qualquer propaganda durante a votação, assim como também não pode fazer aglomeração ou levar santinho para a urna", destacou Luís Borges.

Também não será permitido o uso de aparelhos celulares no momento da urna. O chefe do cartório destaca que haverá uma mesa em cada seção, em local visível para o mesário e para o eleitor, que servirá para deixar os celulares enquanto o eleitor conclui o voto.

É permitida e sugerida as anotações em papéis com o número dos candidatos que se pretende votar, já que este ano cada eleitor terá que exercer cinco votos, sendo eles deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente, respectivamente.

Mudanças de Seções

De acordo com o chefe do cartório, no município de Picos houveram algumas alterações nos locais de votação. Sendo elas:

• A seção que funcionava no bairro Cidade de Deus, funcionará este ano no colégio Elpidio Monteiro, no bairro Passagem das Pedras;

• A seção de número 250 do povoado Saquinho, funcionará este ano no povoado Lagoa do Barro; As demais seções do bairro Saquinho continuarão no mesmo local dos anos anteriores;

• A seção que funcionava no povoado Angico Branco dos Cassianos, funcionará este ano no povoado Gameleira dos Rodrigues;

• A seção que funcionava na FUNASA (antiga Sucam), no Bairro São Vicente, funcionará este ano no Posto de Saúde do mesmo bairro, ao lado onde funcionava anteriormente;

• A seção que funcionava na Faculdade R. Sá, migrou para o povoado Três Potes.

Quanto aos resultados, o chefe do cartório, Luís Borges, afirmou que não há uma previsão de horário para que sejam anunciados os candidatos vencedores, mas foi um montado um esquema midiático para que as apurações sejam feitas o mais rápido possível para serem transmitidas ao cartório, para que seja feito o anúncio oficial.

Sede da Justiça Eleitoral em Picos

 

Comentários