Sábado, 12 de Outubro de 2024

5° Conferência Estadual de Políticas para as mulheres do Piauí é realizada em Picos

Publicado em 08/07/2022
Por Redação
FA-IMG-be4f7339b8830bcc6669.jpg
FA-IMG-be4f7339b8830bcc6669.jpg
Conferência aconteceu na Câmara Municipal de Picos/Danilo Eliéser / Folha Atual

Por: Danilo Eliéser / Estagiário da Uespi

Na manhã desta sexta-feira, 08 de julho, o município de Picos sediou a 5° Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Piauí.

A reunião que trabalhou as “garantias e avanços de direito das mulheres: Democracia, respeito, diversidade e autonomia”, aconteceu na sede da Câmara Municipal e reuniu autoridades femininas de 11 municípios do território do Vale do Rio Guaribas.

Em uma parceria entre o Governo do Estado do Piauí e a Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM), a conferência teve por objetivo promover a participação ativa das mulheres no debate das políticas públicas em prol das lutas femininas.

De acordo com a presidente do CEPM, Tatiane Seixas, o evento tem grande importância para que haja uma inclusão das mulheres na tomada de decisões que as represente.

“Não é possível fazer políticas públicas sem ouvir as pessoas que serão atingidas por elas, que nesse caso são as mulheres. Essa Conferência Territorial já possui um número muito significante, com mais de 60 mulheres credenciadas, e a intenção é que essas mulheres debatam os eixos temáticos das linhas de ações das políticas do estado, e assim apontem propostas do que pode melhorar”, destacou.

Presidente do CEPM, Tatiane Seixas


Na ocasião foram desenvolvidos grupos de trabalhos para a discussão de temas relativos ao assunto central, assim como a formação de um plenário para a avaliação e apresentação de propostas para serem implantadas no estado.

Durante a Conferência, também foi realizada a eleição de delegados para representarem o Vale do Guaribas na Conferência Estadual que acontecerá em novembro, na Capital Teresina, após 16 dias de ativismo em prol da luta feminina.



“O poder público municipal precisa ouvir suas mulheres. O ideal seria que cada município tivesse conselhos e uma gestão municipal de política para as mulheres, mas não é essa a realidade, portanto, é extremamente importante que os municípios aceitem eventos como esse. Em uma conferência como essa que a gente reúne mulheres de vários municípios de um mesmo território, a gente espera que quando elas retornem para os seus espaços, elas consigam avançar cada vez mais na luta pelos seus direitos”, a presidente do CEPM, Tatiane Seixas.

Veja mais fotos:








 

Comentários