Domingo, 13 de Outubro de 2024

Anvisa emite nota reforçando a adoção de medidas de proteção contra a varíola do macaco

Publicado em 25/05/2022
Por Redação
FA-IMG-0a8aae11868a926fb732.png
FA-IMG-0a8aae11868a926fb732.png
A doença pode ser transmitida entre humanos/Reprodução

Por Renata Arrais, estagiária da Uespi

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota reforçando a necessidade da adoção de medidas de proteção contra a varíola de macaco. 

Entre as medidas divulgadas estão o distanciamento social, uso de máscaras e a higienização frequente das mãos, principalmente em aeroportos e aeronaves. As recomentadações tem como objetivo atrasar a entrada do vírus no Brasil e evitar altos níveis de contagio. 

Segundo dados da organização mundial da saúde (OMS) já foram registrados 131 casos e 106 outros suspeitos. A varíola é uma doença contagiosa capaz de ser transmitida entre seres humanos podendo acarretar sintomas como febre, dores musculares, dor de cabeça, entre outros.  A doença foi relatada no dia 7 de maio, e possui maior incidência na África.

Para evitar a disseminação da doença, o Ministério da Saúde desenvolveu uma sala de situação para acompanhar o cenário e elaborar um plano de ação para verificar os casos suspeitos, afim de ajustar as medidas sanitárias necessárias para a proteção da saúde da população. 

 

Comentários