Sábado, 05 de Outubro de 2024

Com 11 votos, Hugo Victor é eleito novo presidente da Câmara

Publicado em 11/01/2013
Por Jailson Dias
cd30d6382bcf4f297b9df37f38f8.jpg
cd30d6382bcf4f297b9df37f38f8.jpg
Hugo Victor comemorando ao lado do vice-presidente Toinho de Chicá/Jailson Dias

O que se pode entender é que o poder de articulação da atual base governista do prefeito Kleber Eulálio (PMDB) foi maior. Os comentários já previam uma ampla maioria de votos para o vereador Hugo Victor (PMDB), que tão logo reeleito em 2012 iniciou a sua campanha para presidente da Câmara Municipal de Picos.

Após serem empossados foi o momento de divulgação das duas chapas que disputariam a presidência do poder legislativo e proceder com o rápido processo eleitoral, que transcorreu sem incidentes. Após a contagem de todos os votos, Hugo Victor foi aclamado presidente da Câmara Municipal, com 11 votos contra apenas quatro destinados a Antônio Afonso (PP).

Mesmo o processo sendo secreto foi possível saber quem votou nos candidatos. Já se esperava que Hugo Victor teria pelo menos nove votos, contando com as recente adesões de Iata Ânderson (PSB) e Valdívia Santos (PSB). A surpresa ficou por conta das adesões de última hora, Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PSB) e Zé Luís (PSB). Mesmo sendo a bancada mais numerosa o PSB se dividiu.

Os quatro votos contrários vieram de Antônio Afonso (PP), que era candidato, Fátima Sá (PSDB), Diógenes Medeiros (PPS) e José Rinaldo Cabral Filho, Rinaldinho (PSB).

O vereador Hugo Victor declarou que a sua eleição foi fruto de um trabalho de articulação junto aos vereadores, entendendo que a Câmara Municipal é um poder democrático independente. “A Câmara tem que ser um poder atuante e independente trabalhando em harmonia com o executivo municipal”, declarou.

Hugo Victor declarou ainda ter havido todo um envolvimento por parte do prefeito Kleber Eulálio (PMDB), do vice-prefeito Padre Valmir (PT) e do secretário de Governo Tiago Saunders Martins, seu irmão. Ele disse não ter ficado nem um mal estar com o vereador Evandro Reis (PTB) que até dias antes da posse se declarava candidato a presidente.

Dentre as suas primeiras medidas a frente do legislativo municipal, Hugo Victor (PMDB), prometeu montar uma comissão para revisar as leis municipais, como o Código de Ética e o Regimento Interno. O forte calor que fez durante a solenidade chamou a sua atenção para uma reforma na central de ar do plenário Vereador Pedro Barbosa.

Os demais cargos da mesa diretora são: Toinho de Chicá (PMDB), vice-presidente; Wellington Dantas (PT), primeiro-secretário e Valdívia Santos Martins (PSB), segunda-secretária.

Comentários