A Secretaria Municipal de Educação de São Luís do Piauí realizou nos dias 22 e 23 de março, o primeiro encontro de formação de gestores e professores da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização deste ano.
O PRO Alfabetização na Idade Certa, é uma iniciativa do Governo do Estado, abraçado pelo município, que teve início em 2021 e que será desenvolvido durante este ano com formações voltadas para a equipe gestora das escolas, equipes da Secretaria de Educação, para os professores da Educação Infantil e os professores alfabetizadores do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental.
No município, o PRO Alfabetização é coordenado pela professora, Solidade Sales, e tem a professoras Evanelita Silva e o professor Valmir Barros, como formadores do programa.
Solidade Sales, coordena programa no município
O secretário municipal de Educação de São Luís do Piauí, Agnaldo Leite, acompanha de perto as ações do Programa. “O PRO Alfabetização na Idade Certa é um programa que objetiva implementar uma política que assegura as condições necessárias para que todos os alunos do município cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, assim, tenham habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma”, destacou.
Agnaldo Leite, secretário de educação
O PRO Alfabetização na Idade Certa objetiva melhorar a qualidade do ensino e Para isso, conta com cinco eixos, sendo eles, Fortalecimento da Aprendizagem; Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; Cooperação, articulação e incentivo; Comunicação e Engajamento, e ainda, Avaliação Externa e Monitoramento.
O secretário agradeceu o empenho da equipe municipal e especialmente a participação dos gestores e professores protagonistas desta ação. “Juntos vamos alfabetizar todas as nossas crianças na Idade certa!”, finalizou Agnaldo Leite.
Ação de formação dos educadores conta com apoio da prefeita Kelsimar Abreu