Domingo, 13 de Outubro de 2024

Reivindicando melhores condições de trabalho, servidores do INSS de Picos estão em greve

Publicado em 24/03/2022
Por Redação
FA-IMG-624670963ac380a53e4a.jpg
FA-IMG-624670963ac380a53e4a.jpg
Agência do INSS de Picos/Folha Atual

Nesta quarta-feira (23) servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país paralisaram suas atividades. A motivação para esta realidade: melhores condições de trabalho. Em Picos, mais de 20 trabalhadores aderiram à greve que segue por tempo indeterminado.

A reportagem do Folha Atual, in loco, entrevistou servidores do INSS que se revezam na entrada da agência para distribuir informes aos cidadãos, como forma de amenizar os efeitos da paralisação.

A analista e assistente social, Laidnss Bezerra, trabalha no órgão há nove anos e reforçou sobre as pautas de reivindicação da categoria.

“Iniciamos a nossa greve ontem após uma tentativa de negociação com o governo. Tentamos um acordo pré-greve, mas não fomos atendidos. Esclarecemos que essa greve não é da agência de Picos, mas do INSS como um todo. Nossas pautas são muitas, a primeira e mais urgente é o pedido de concurso público tendo em vista que um terço dos servidores se aposentaram e não houve reposição. O número atual de servidores é defasado, não consegue atender a demanda por isso a demora nos atendimentos. Além disso, ainda há o sucateamento estrutural de nossas agências”, pontuou a servidora.

Servidora Laidnss Bezerra

Em se tratando da alta demanda de atendimentos, Laidnss Bezerra, explicou que a agência do INSS de Picos referencia 41 municípios da macrorregião, porém na prática a cobertura territorial pode atingir cerca de 100 cidades provocando lentidão na assistência ao cidadão.

“Aqui em Picos a nossa defasagem é muito grande, vai ver nossos guichês vazios pela falta de servidores. A agência de Picos referencia 41 cidades da macrorregião. No entanto, na realidade a cobertura chega a mais de 100 municípios, pois atendemos pessoas do Ceará, de outras regionais”, disse.

A greve deflagrada ontem pelos servidores do INSS é uma convocação da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social  (FENASPS).

Guichês vazios eram ocupados por servidores que se aposentaram

Estrutura física sucateada

Pautas da Greve

- Não fechamento das Agências e defesa do direito de atendimento presencial aos cidadãos nas unidades do INSS;

- Melhoria das condições de trabalho e do atendimento aos cidadãos;

- Concurso Público imediato para Técnico do Seguro Social com requisito de entrada do Nível Superior;

- Fim das metas abusivas e do assédio institucional;

- Reajuste salarial;

- Rediscussão dos Programas de Gestão, entre outras pautas.

Comentários