Domingo, 13 de Outubro de 2024

No dia da Mulher, camponesas do MPA realizam manifestação em Picos

Publicado em 08/03/2022
Por Redação
FA-IMG-3846f567e313b41a0fa9.jpg
FA-IMG-3846f567e313b41a0fa9.jpg
Manifestação contra a violência feminina/Folha Atual

O Dia Internacional da Mulher representa um marco de luta por direitos sociais. Foi com este mesmo espírito que dezenas de mulheres nesta terça-feira (08) saíram às ruas de Picos combatendo a violência contra o público feminino, a fome e buscando mais igualdade. O ato foi organizado pelas camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e trouxe como tema “Camponesas em luta contra a Fome, por Direitos e Soberania Alimentar”.

A concentração da manifestação foi a Praça Félix Pacheco. As mulheres munidas de instrumentos agrícolas como enxadas, foices, além de cartazes, evidenciaram a mensagem da força feminina, bem como fizeram alusão à tantos crimes de violência praticados contra ELAS.

A coordenadora nacional e estadual do MPA, Maria Cazé, destacou a importância do ato para a representatividade feminina.

“É de fundamental importância que mesmo numa pandemia, as mulheres se dispunham a vir para a rua porque a fome obriga, o desemprego obriga, muitas famílias pobres sendo ceivadas pelo vírus. A nossa principal questão hoje é a violência contra as mulheres, o Piauí é o sexto Estado que mais mata mulher no Brasil”, disse a coordenadora.

Coordenadora Maria Cazé

Maria Cazé ainda reforçou que a figura da mulher trabalhadora que tem seu espaço negligenciado no meio social.

“Esse espaço continua sendo negligenciado porque embora haja mulheres no trabalho, empregadas, a condição dela no emprego é ainda diferente do homem no mesmo ambiente de trabalho. O capital precisa da mão de obra da mulher, só ter vaga não é o suficiente precisa haver igualdade, condições salariais”, ressaltou.

A caminhada pacífica percorreu as ruas centrais de Picos e foi concluída em frente à sede do INSS, onde foi realizado um momento de falas levando a mensagem de Luto e de Luta das mulheres.

Comentários