Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Saúde de Picos dará início a vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

Publicado em 18/01/2022
Por Redação
FA-IMG-f7cfb3ea2a900c728288.jpg
FA-IMG-f7cfb3ea2a900c728288.jpg
Secretário Aldo Gil e coordenadora de imunização, Mariana Fontes/Folha Atual

Nesta terça-feira, 18 de janeiro, o secretário municipal de saúde da cidade de Picos, Aldo Gil, e a coordenadora de imunização, Mariana Fontes, participaram de uma coletiva de imprensa no auditório do CTA de Picos. A coletiva teve como objetivo trazer informações sobre a vacinação para crianças da faixa etária de 5 a 11 anos, que terá início neste sábado, 22 de janeiro.

Durante a coletiva foi destacado que nesta primeira etapa da vacinação será utilizada apenas a vacina Pfizer e que serão tomadas todas as medidas necessárias para que a campanha ocorra de maneira correta, evitando quaisquer erros.

A principio receberá a primeira dose da vacina as crianças que tenham algum tipo de deficiência ou comorbidades, desde que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis. Após receberem a vacina as crianças devem permanecer 20 minutos no local para a certificação de que não apresentem nenhuma reação.

As crianças que estiverem gripadas deverão ter data da vacina adiada, principalmente aqueles que apresentarem sintomas mais graves, como febre.

O secretário municipal de saúde do município deu ênfase aos cuidados que devem ser tomados para evitar possíveis falhas, e alcançar melhores resultados.

“Essas vacinas vêm com uma cor diferente pra evitar esse tipo de erro e consequentemente, nós teremos que ter um cuidado redobrado, pra que seja aplicado tudo de forma correta e na maior segurança possível”, afirmou Aldo Gil.

De inicio, a campanha de vacinação será feita no Picoense Club, podendo ser ampliada para outros ambientes com mais espaço, visto que contará com a presença tanto das crianças quanto de seus responsáveis, evitando assim aglomerações.

A coordenadora de imunização, Mariana Fontes, citou algumas diferenças da vacina entre adultos e crianças, destacando o cuidado que os profissionais de saúde da cidade têm tomado desde o inicio da campanha de vacinação.

“Haverá um treinamento, como o secretário falou, da nossa equipe, um cuidado redobrado, a vacina é diferente, até mesmo a cor para não haver perigo de confundir. A nossa equipe vem tomando cuidado desde o início da vacinação para nada dá errado” afirmou Mariana Fontes.

Por Renata Arrais, estagiária da Uespi.

 

Comentários