Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

IMH promove reunião com representantes dos poderes Executivo e Legislativo para tratar sobre reativação de Biblioteca Pública

Publicado em 16/10/2021
Por Edson Costa
FA-IMG-df039e32e9e910f5601d.jpg
FA-IMG-df039e32e9e910f5601d.jpg
Encontro reuniu representantes dos Poderes Executivo e Legislativo/Folha Atual

Nesta quarta-feira (06 de outubro) o Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) promoveu uma reunião com representantes dos Poderes Executivo e Legislativo municipal, ocasião em que foi discutido sobre a reativação da Biblioteca Municipal Dom Paulo Libório, defendido pela instituição através do projeto “Resgate, conhecimento e valorização da cultura picoense” desenvolvido na escola.

Participaram da reunião a diretora do IMH, Irmã Ana Tereza; o secretário de Cultura de Picos, Marcelo Nordeste; os vereadores Gilson Nunes e Dalva Mocó; a coordenadora Meirinha e os professores Vitor Leal, Irlane Veloso e alunas, que na oportunidade declamaram um poema sobre a “Cidade Modelo”.

O referido projeto educativo visa uma aprendizagem humanizada, pautada nos princípios do amor, da empatia e do altruísmo como forma de promover a paz, a cultura e o saber. Assim, uma das ações de intervenção é a reabertura da Biblioteca Municipal Dom Paulo Libório aberta na década de 70 e dissolvida na década de 90.

Entre as intencionalidades, a Biblioteca Municipal vai incentivar o hábito da leitura na comunidade, oportunizar o acesso à cultura através da leitura e pesquisa, proporcionar o desenvolvimento intelectual, entre outros aspectos positivos.

Representando o Legislativo Picoense, a vereadora Dalva Mocó, destacou que a Casa vai apoiar o projeto de reestruturação da Biblioteca Municipal.

Vereadora Dalva Mocó

"Agradeço ao Instituto Monsenhor Hipólito pelo convite, dizer que é de suma importância esse momento que o IMH dá o pontapé inicial para que junto ao poder público possamos resgatar a história da cultura da nossa cidade, buscando reestruturar a Biblioteca Municipal que é importante para a sociedade como um todo. Nós que fazemos o Poder Legislativo vamos abraçar essa causa e somar forças junto com as secretarias municipais e demais instituições para que possamos concretizar esse sonho", frisou a vereadora.

O secretário de Cultura de Picos, Marcelo Nordeste, destacou que o projeto de reativação da Biblioteca é importante pois fomenta a prática da leitura, proporcionando crianças saudáveis mentalmente e socialmente.

Marcelo Nordeste, secretário de Cultura de Picos

"Picos possuía uma Biblioteca Municipal na década de 70 e com o tempo foi dissolvida. O cerne dessa reunião foi realmente poder resgatar essa Biblioteca, o acervo, para que no momento oportuno possamos reativar este espaço. A Secretaria de Cultura possui uma Biblioteca catalogada, bem como um espaço. Irei ver com o prefeito para que possamos unir forças, Poder Público e privado para que possamos executar esse objetivo", destacou Marcelo Nordeste.

A professora de Língua Portuguesa do IMH, Irlane Veloso, explicou sobre o projeto de resgate e valorização da cultura picoense através de uma Biblioteca Pública Municipal.

Professora Irlane falou sobre o projeto de reativação da Biblioteca

"Apresentamos a membros da Secretaria de Educação, Cultura, alguns vereadores de Picos, nosso ensejo, nossa vontade de reabrir a Biblioteca Pública de Picos, como uma forma de propagar a leitura, de incentivar a leitura, que os nossos jovens e  as pessoas tenham prazer pelo ler. Ela foi aberta na década de 70 e em meados de 90 foi fechada. Estamos buscando todas as instâncias possíveis para conseguir essa Biblioteca para Picos, para dar essa oportunidade à sociedade picoense”, disse.

Professora com alunas que recitaram poema

A diretora geral do IMH, Irmã Ana Tereza, ressaltou que a proposta educacional do IMH transcende os muros da escola e busca sempre colaborar ativamente com a sociedade.

Irmã Ana Tereza, diretora do IMH

"O Instituto Monsenhor Hipólito realiza os projetos voltados para a formação do conhecimento, pautado na formação para cidadania. Buscamos através da pesquisa, do conhecimento científico, da investigação também resgatar aquilo que é a raiz da história de um povo. O nosso povo tem uma história, tem uma identidade e essa identidade está pautado naquilo que é deixado de geração em geração como um legado. O resgate a Biblioteca Municipal é de suma importância para que os alunos de toda rede pública, privada, universitários, venham a valorizar cada vez mais aquilo que é história”, concluiu.

A reunião foi um ponto de partida para a viabilidade do projeto de reativação da Biblioteca Municipal.

 

Comentários