Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Setembro Amarelo: Ações de valorização da vida e prevenção ao suicídio foram promovidas e intensificadas durante todo mês

Publicado em 10/10/2021
Por Redação
FA-IMG-607db68325f1493e1486.jpg
FA-IMG-607db68325f1493e1486.jpg
Ação Setembro Amarelo/CCOM/PMP

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através do Centro de Atenção Psicossocial II, o CAPS II, realizou durante todo o mês de setembro, diversas ações e atividades relacionados a campanha do Setembro Amarelo. Ações que visaram na prevenção ao suicídio e valorização da vida.

A abertura oficial da Campanha do Setembro Amarelo foi realizada na UBS Belinha Nunes, no dia 01 de setembro. A partir deste pontapé inicial, outras ações foram realizadas, como, diversas rodas de conversas voltadas para públicos como, integrantes da Câmara de Vereadores, gestantes, alunos do Cursinho Municipal e usuários de saúde e profissionais. Durante este mês, a Secretaria de Educação realizou também o lançamento de um Projeto de Prevenção em Saúde Mental para Crianças e Adolescentes da Rede Municipal de Ensino.

Abertura oficial da Campanha do Setembro Amarelo (Foto: Maria Ivonete)

Além dessas ações destacadas, a SMS juntamente com o CAPS II, promoveram atividades específicas direcionadas a usuários de saúde e profissionais, que foram realizadas nas diversas UBS do município e outros espaços de Saúde. Dentre os locais visitados e com ações promovidas, estão: Fátima do Piauí, Passagem das Pedras, Pedrinhas, Cecília Néri I e II, Morro Grande, Paraibinha, Cristovinho, Antenor Neiva, Catavento, Paroquial, Torrões, Morada do Sol e Clisam.

​​​​​​​

A Coordenadora do CAPS II, Maninha, fez uma avaliação geral das atividades alusivas ao Setembro Amarelo, realizadas durante o mês. Para ela, essa campanha cumpriu seu objetivo que foi de alertar sobre o suicídio e ao mesmo tempo sobre a valorização da vida.

“Todos nós, profissionais da Saúde somos multiplicadores de saúde para a população. Quero agradecer o apoio e incentivo do Secretário de Saúde, Aldo Gil, assim como, as UBS, o NASF e aos CAPS II e AD pelo apoio e intensidade da campanha, em realizar e idealizar esse movimento em relação a valorização da vida. Quero dizer que o nosso trabalho vai continuar nos CAPS e nas UBS, e que todos os CAPS estão de portas abertas para acolher e oferecer os nossos serviços à população”, frisou a Coordenadora.

Coordenadora do CAPS II, Maninha (Foto: Maria Ivonete)

Qualquer munícipe que necessitar de algum serviço relacionado com a saúde mental, deve procurar a UBS mais próxima a seu bairro ou comunidade, para que dessa maneira seja atendido ou encaminhado para ser acolhido e agraciado com um tratamento adequado.

“O CAPS II atende qualquer paciente que apresentar algum sofrimento psíquico ou de transtornos crônicos e persistentes. Já o CAPS AD, atende a usuários de álcool e substâncias psicoativas. Por fim, parabenizo toda a equipe que se fez presente nesta campanha, e quero fazer um pedido aos profissionais, para que continuemos a fazer esse trabalho, pois a vida é o mais importante”, finalizou Maninha.

FONTE: CCOM/PMP

Comentários