Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Pandemia provoca redução no número de doações de sangue no Hemocentro de Picos

Publicado em 04/09/2021
Por Redação
FA-IMG-23c750629de1e675c78d.jpg
FA-IMG-23c750629de1e675c78d.jpg
Doação de sangue/Folha Atual

A pandemia por Covid-19 ocasionou inúmeras transformações sócio comportamentais que refletiram na saúde humana e do planeta. Uma destas consequências é que as pessoas passaram a temer sair de casa e estarem expostas aos riscos de contaminação pelo novo vírus, até mesmo para praticar ações solidárias como DOAR SANGUE. Há mais de um ano o Hemocentro Regional de Picos vem sofrendo com a baixa no estoque em 50%.

A situação preocupa, tendo em vista que a demanda por transfusões de sangue se mantém ativa nesse período. Para amenizar a situação, o Hemocentro tem realizado campanhas, contatado/convocado os doadores e recorrido às instituições parceiras.

A assistente social que atua no Hemocentro Regional de Picos, Valdenia Leite Barros da Silva, explicou que o órgão tem seguido todas as recomendações sanitárias para garantir maior segurança durante o ato de doação de sangue.

“O Hemocentro Regional de Picos está com uma queda bastante acentuada de bolsas de sangue desde quando iniciou a pandemia. Em junho, com a campanha “Junho Vermelho” tivemos uma melhora, porém agora já caiu novamente. Por conta disso, nós assistentes sociais estamos ligando para nossos doadores para comparecerem, esclarecemos que estamos seguindo todas as recomendações exigidas pelo Ministério da Saúde. Nós estamos seguros, podemos fazer agendamentos de horários. As pessoas podem vir doarem tranquilas pois o Hemocentro está preparado”, enfatizou a assistente social.

Valdenia Leite Barros da Silva

A baixa no estoque de sangue dificulta assistir às diversas Unidades de Saúde da grande região de Picos, sobretudo quando as solicitações por transfusões tratam-se de bolsas de sangue do Grupo RH negativo.

“Chega muita solicitação de transfusões tanto do Hospital Regional como de outros hospitais, atendemos a macrorregião. Então temos uma alta demanda, por isso necessitamos de um grande número de doadores para manter o banco de sangue abastecido”, frisou Valdenia Leite Barros da Silva.

A acadêmica de Biologia, Juliana Costa Santos, pela segunda vez doa sangue. O ato de solidariedade começou na pandemia e ela destaca que o sentimento de ajudar o próximo é gratificante.

“Doar é importante, sempre tem alguém precisando. É bom fazer parte dessa corrente do bem, saber que estou ajudando alguém é muito gratificante”, disse Juliana Costa Santos.

Juliana Costa Santos

Como doar?

Para ser um doador de sangue, o (a) interessado (a) deve se dirigir à sede do Hemocentro Regional de Picos, localizado em frente à Praça Antenor Neiva, nas proximidades do Hospital Regional Justino Luz.

Portando os documentos pessoais (Identidade, RG, Cartão SUS), o voluntário preenche a ficha cadastral e é submetido a exames para verificar se possui sangue suficiente para doar. Em seguida é realizada triagem e coleta sanguínea. Após estas etapas, a pessoa estando apta pode realizar a doação de sangue.

Comentários